Open Nav Logo Mais Retorno

Qual a diferença entre um analista buy-side e um sell-side?

Por:
19/06/2019

Na indústria dos investimentos, há uma enorme quantidade de profissionais envolvidos. Dentre eles, iremos destacar neste artigo o papel do analista e discutiremos qual a diferença entre um analista buy-side e um analista sell-side.

Embora a função dos dois profissionais sejam muito semelhantes, há diferenças cruciais - principalmente no papel deles no mercado - que valem a pena serem entendidas pelo investidor.

Por isso, continue lendo para saber mais sobre:

O que é um analista buy-side

O que é analista buy side

Os analistas buy-side são analistas que normalmente trabalham para investidores institucionais, sejam fundos de renda fixa, multimercado, fundos de ações, gestoras de patrimônio, private equity, entre outras.

A sua remuneração vem dos resultados dos investimentos de suas recomendações e tem relação direta com o resultado do fundo para o qual trabalha. Ou seja, não há conflito de interesse, pois este analista só será remunerado se o investidor tiver retorno.

O papel principal de um analista buy-side é “cobrir um perímetro” do mercado, conhecendo e analisando empresas, para elaborar estratégias de investimento que possam trazer retorno para a empresa que ele trabalha.

Como o próprio nome diz, as análises de um buy-side tem como objetivo a compra de determinado ativo ou estratégia por parte do seu empregador, e o sucesso desta análise é medida pelo o que esta estratégia trouxe de resultados a empresa.

Um bom analista buy-side deve saber rastrear o mercado e identificar fontes confiáveis de informações para embasar suas tomadas de decisões. Isso inclui identificar quais analistas sell-side são bons e confiáveis.


O que é um analista sell-side

O que é analista sell side

Já os analistas sell-side podem trabalhar para empresas como casas de análise, corretoras ou até mesmo para empresas que gerenciam contas individuais.

O princípio da análise de um sell-side é o de mapear o mercado em busca das melhores oportunidades de aportes. Ele tem um importante papel até como parte dos esforços de marketing da empresa que trabalha, pois suas indicações tem por objetivo a compra de determinado ativo por parte dos investidores.

Ou seja, ele ajuda a vender uma ideia de investimentos, seja de compra ou de venda de ações. Por isso são chamados de analistas sell-side.

Uma outra função do analista sell-side é a de modelar o que podemos chamar de “senso comum” do mercado em relação a um ativo e/ou evento.

Se a maior parte dos analistas sell-side chegarem a um consenso sobre qual o preço de determinado ativo, este será considerado o preço de mercado deste ativo. Isso pautará as negociações em cima do mesmo e servirá inclusive como base para o trabalho dos analistas buy-side.

Um analista sell-side é remunerado por suas recomendações de investimentos para o mercado, seja através da venda de relatórios, serviços de recomendações, etc. Há a possibilidade de haver conflito de interesse nas recomendações de um analista sell-side, pois, como falamos, ele depende da venda de produtos para ser remunerado.

No entanto, não é uma prática ética, nem comum, pois um valor essencial para desempenhar este trabalho é ter credibilidade com os seus clientes e parceiros.

Diferenças dos perfis

Diferença dos perfis

Apesar de desempenharem funções relativamente parecidas (analisar empresas), cada analista tem suas particularidades quanto ao perfil de trabalho e ao papel desempenhado no mercado.

Por ter o foco em gerar o melhor resultado com as suas estratégias e recomendações para os negócios no qual estão envolvidos, os analistas buy-side precisam ter conhecimento pleno de dados das empresas que estão analisando, isso inclui resultados recentes, balanços, estimativas de lucro e endividamento.

Para um analista buy-side é essencial ter capacidade analítica e de assimilação de grandes quantidades de informações, pois é daí que as oportunidades podem surgir.

Já os analistas sell-side, que precisam gerar valor através das recomendações de estratégias para o mercado, devem, além de todo o trabalho analítico, terem capacidades acima da média em comunicação e escrita. Muito do seu trabalho passa por transmitir suas ideias de uma maneira que passe confiança e credibilidade aos investidores.

Um bom analista sell-side é inclusive visto com bons olhos por analistas buy-side como uma fonte confiável e de credibilidade.

Um ponto onde há uma diferença importante entre os dois perfis é sobre a capacidade de tomar risco. Não é incomum que um analista sell-side erre algumas recomendações, até pelo viés da análise ser mais generalista e menos personalizada. Isto não tem um impacto tão profundo, desde que de maneira geral, suas recomendações sejam assertivas.

Isto dá a um analista sell-side a possibilidade de tomar mais risco em suas recomendações, buscando empresas que não estão tanto no radar, mas que podem representar retornos acima da média no médio/longo prazo.

Já analistas buy-side, por serem responsáveis diretamente pela alocação de um capital de grande porte na maioria das vezes, tem menos tendência a tomar riscos. Os impactos de uma má recomendação é extremamente maior e em alguns casos pode inclusive comprometer o resultado geral de um fundo ou estratégia.

Conclusão

Em um ambiente onde o investidor é cada vez mais bombardeado com inúmeras recomendações, indicações ou sugestões. É prudente saber avaliar quem são os responsáveis pelas informações que você consome e qual a procedência de cada uma delas.

O papel dos analistas buy-side e sell-side é justamente o de garantir que o investidor estará investindo em ativos bons e com potencial de retorno.

Você sabia que existiam diferentes tipos de analistas no mercado? Tem mais alguma diferença que não foi citada no texto que você conheça? Comente abaixo!

Compartilhe esse conteúdo com mais investidores que você deseja ajudar a obter Mais Retorno entendendo sobre a diferença entre um analista Buy-side e um Sell-side.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Leia também:

Sobre o autor

Deixe seu comentário aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *