Última modificação em 27 de abril de 2021

O que é a Bolsa de Taiwan?

A Bolsa de Taiwan, também conhecida como Taiwan Stock Exchange Corporation (TWSE), é uma instituição financeira localizada em Taipei, capital da ilha. Foi criada em 1961 e começou a operar, de fato, como uma bolsa de valores no dia 9 de fevereiro de 1962. A regulamentação da TWSE foi concedida pela Comissão de Supervisão Financeira.

Em 2013, a Bolsa de Taiwan já contava com 809 empresas listadas com uma capitalização de mercado que, combinava, ultrapassava os NT$ 24 milhões (novo dólar taiwanês, a moeda oficial de Taiwan).

É considerada também como o centro de negociação de valores mobiliários em Taiwan. Seus títulos listados incluem fundos negociados em bolsa (ETFs), garantias de compra e de venda, títulos de beneficiários, títulos conversíveis e títulos do governo.

No dia 26 de fevereiro de 2004, a Bolsa de Taiwan se torna a primeira no mundo a obter a certificação ISO27001 / BS7799 para a implementação de sistemas de segurança da informação e de gerenciamento. Já em 2008, passa a fazer parte da Associação Global de Contrapartes Centrais ( a CCP12).

Como é o funcionamento da Bolsa de Taiwan?

A central da Bolsa de Taiwan transmite informações antes do horário, das 07h40 às 08h40. Em seguida, ocorrem sessões normais de negociação das 09h às 13h45. Já as pós-mercado de preço fixo acontecem das 14h às 15h em todos os dias úteis da semana — o que, automaticamente exclui os sábados, domingos e feriados declarados pela bolsa com antecedência.

A TWSE oferece diversos serviços. Entre eles, a listagem de títulos, vigilância de mercado, diretório de regras e regulamentos, compensação e liquidação, governança corporativa, negociação de títulos e monitoramento de corretoras de títulos. Toda negociação é feita na moeda local.

Seus objetivos declarados incluem desenvolver novos produtos financeiros ao passo em que o crescimento econômico de Taiwan é impulsionado. Além disso, o foco é melhorar os mercados de capitais e fortalecer a competitividade internacional do país.

Como acontece a listagem da Bolsa de Taiwan?

Tanto as empresas públicas nacionais quanto os emissores estrangeiros que desejam se listar na Bolsa de Taiwan precisam atender a uma série de critérios operacionais e financeiros específicos. O segundo passo é submeter um pedido de oferta pública inicial que é analisado por um comitê interno e, só então, é enviado ao Comitê de Listagem de Valores.

Caso o pedido seja aprovado, ele segue para poder ser ratificado pelo Conselho de Diretores da Bolsa de Taiwan, o que permite que a instituição e a requerente firmem um contrato oficial de listagem. Em seguida, o pedido é arquivado e registrado na Comissão de Supervisão Financeira (CSF).

Uma vez listada, a empresa precisa cumprir os requisitos da listagem. Entre eles, o preenchimento de relatórios financeiros para comprovação e o pagamento das taxas de listagem exigidos pelo TWSE.

Qual é a importância da Bolsa de Taiwan?

Taiwan é conhecida como uma das economias de mercado emergente. Isso faz com que a Bolsa de Taiwan tenha um papel muito importante nesse cenário. De acordo com a Declaração de Clima de Investimento de 2015, do Departamento de Estado dos Estados Unidos, existem diversas oportunidades na ilha para investidores.

Além disso, é um importante centro de comércio e investimentos a nível regional e global — especialmente na indústria focada na alta tecnologia. Taiwan ocupa o 10º percentil superior dos principais índices que medem a facilidade da realização de negócios e liberdade econômica. Tudo isso só mostra o quanto o seu ambiente de investimento é aberto e bem desenvolvido.

Uma economia de mercado emergente é aquela de um país que está progredindo para se tornar avançada, o que pode ser demonstrado por alguma liquidez nos mercados locais de dívida de ações, além da existência de alguma forma de câmbio de mercado e de um órgão regulador. Nada disso seria possível se não fosse pela Bolsa de Taiwan.

Termo do dia

Oferta 476

A Oferta 476 é o conjunto de diretrizes ditadas pela CVM no que se refere ao acesso para o mercado de capitais. Confira mais detalhes sobre ela…