Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Apelo à Autoridade

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:27/11/2019 às 20:50 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é o Apelo à Autoridade?

Apelo à Autoridade é o nome dado a um tipo específico de viés cognitivo. Chamado também de Argumento de Autoridade, ele é caracterizado por identificar a tendência que nós temos, como seres humanos, de conferir validade a um argumento ou prática vinculando-o a uma autoridade.

Sabe todos aqueles artigos que encontramos na internet, por vezes para lá de controversos, sobre os hábitos das chamadas "pessoas de sucesso"? Eles são um ótimo exemplo de Apelo à Autoridade. Afinal de conta, mais do que os hábitos em si, é a promessa de nos tornarmos como aquelas pessoas estimadas pessoal e/ou profissionalmente que chama a nossa atenção.

À primeira vista, até que faz sentido. Afinal de contas, se você quer se tornar um nadador, tende a se espelhar nas práticas de grandes nadadores para se tornar como eles - o mesmo se dá com cantores, contadores e estilistas. É a eterna e tradicional relação entre mestres aprendizes.

Por que, então, isso é um problema? Porque o que entendemos como autoridades nem sempre corresponde, precisa e racionalmente, a pessoas com amplo conhecimento profissional naquele tema específico.

É como recomendar que um atleta coma batata frita todos os dias, obtenha vários e vários quilos, apenas porque certo astrofísico faz o mesmo. Ele é uma autoridade em astrofísica? Sim. Ele é um especialista em alimentação saudável e o impacto das batatas fritas sobre a saúde das pessoas? Não.

Ele entende algo de nutrição esportiva? Duvidamos muito. Ainda assim, somos capazes de seguir o seu hábito apenas porque "fulano faz o mesmo e é muito bem sucedido".

E se já não bastasse o impacto do Apelo à Autoridade sobre a nossa saúde, esse viés também tem forte influência sobre a maneira como agimos nos relacionamentos, no trabalho e, claro, na nossa vida financeira.

Como o Apelo à Autoridade afeta o seu dia a dia? 

"Minha amiga me deu um conselho para salvar o meu casamento e é claro que eu vou seguir... Ela é uma excelente motorista!". "Meu chefe come ervilha em toda refeição e é claro que eu vou fazer o mesmo... Ele é um excelente gerente!". "Meu primo investe em ações de empresa X e Y e é claro que eu vou investir também... Ele é um excelente filho!".

Quem dera fosse tão fácil identificar o viés, não é? Ah, se pelo menos o pensamento enviesado fosse tão claro e direto...

No entanto, ele é muito mais discreto e, sobretudo, emocional. Não nos sentimos impelidos a questionar a "sugestão" da autoridade, apenas nos sentimos impelidos a seguir suas recomendações.

Percebemos isso ainda mais claramente quando sabemos que existe outro viés, igualmente nocivo, ligado a figuras de autoridade: o viés de autoridade. Segundo ele, há "uma falha de lógica humana que faz com valorizemos sobretudo as opiniões, análises e conselhos de especialistas, ainda que contrariem as nossas próprias opiniões, análises e conclusões".

Isso quer dizer que, se você sabe que fumar é prejudicial à saúde, mas descobre que Freud fumava, pode se sentir acanhado em desmenti-lo. Afinal, é Freud!

Pense então em quantas vezes ao dia somos bombardeados com "fulano faz isso" e "sicrano faz aquilo" e sentimos o mesmo "acanhamento".

No mercado financeiro, onde hábitos e sucesso são tão comumente vendidos como divinamente atrelados, o mesmo se repete.

É como se o Apelo à Autoridade nos impelisse a usar peixes para nos ensinar a voar, apenas porque são muito bons no que fazem (nadar). Ao levar um belo tombo, para dizer o mínimo, podemos até nos convencer que o erro foi nosso, que não absorvemos o aprendizado corretamente.

E seguimos nos jogando e caindo, até que realizemos nosso último voo ou nos dediquemos, enfim, a questionar a autoridade do tal professor.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados