Última modificação em 13 de janeiro de 2021

O que é Ação Vazia?

Uma ação vazia é aquela que já teve os seus direitos exercidos até o término do pregão, como bonificação, subscrição e dividendos.

Quando uma empresa precisa aumentar seu capital, ela disponibiliza parte do seu patrimônio no mercado acionário. Ou seja, essa porcentagem é dividida em uma série de títulos com valores menores.

Esse processo acontece no que chamamos de mercado primário - onde a companhia disponibiliza ações na Bolsa de Valores pela primeira vez. As pessoas que compram essas ações automaticamente são denominadas de acionistas, pois estão investindo capital naquela empresa ao adquirem um ou mais títulos da mesma.

Claro que os investidores também ganham alguma coisa com essa operações: 25% - no mínimo - do lucro que a empresa obtiver deverá ser distribuído entre todos os acionistas. Além disso, também é possível que eles ganhem através da valorização das ações no mercado - quando o valor de cotação aumenta.

Ou seja, investir em ações é uma operação benéfica para ambos os lados, pois a empresa consegue um bom aumento no seu capital, e os investidores tem a possibilidade de lucrar conforme o desempenho da companhia no mercado!

Falar que uma ação se tornou vazia significa dizer que todos os direitos sobre ela já foram exercidos. Ou seja, que os compradores (acionistas) já obtiveram toda lucratividade possível em cima daquele título. 

Ação Vazia: o que são dividendos, bonificações e subscrições?

Conforme falamos anteriormente, uma vez que essas três possibilidades já tenham sido exercidas, a ação se torna vazia no mercado. 

Para que você possa compreender melhor, vamos explicar cada uma delas:

DIVIDENDOS: São justamente aqueles 25% de lucro que a empresa é obrigada a distribuir entre seus acionistas. Sendo assim, o dividendo é aquilo que o investidor recebe da companhia quando o desempenho da mesma é positiva.

Podem existir alguns tipos diferentes de ações disponíveis na B3, entre eles as de final 3 e as de final 4. Uma ação com final três representa que é ordinária, isso é, os investidores que optarem por ela terão direito a voto na empresa, mas não terão prioridade para receber os dividendos.

Do contrário, as ações de final 4 são chamadas de preferenciais. Com elas o investidor não possui direito a voto sobre as operações da companhia, mas detém de recebimento prioritário sobre o dividendo distribuído - com possibilidade de bonificação extra.

Para saber quais são as empresas que pagam porcentagens de dividendos mais altos, os acionistas podem observar alguns indicadores, tais como dividend yield (resultado da divisão entre valor pago por ação e a quantidade de ações disponibilizadas) e dividend payout (destaque de maior porcentagem distribuída pela companhia).

Além disso, empresas com modelo de negocio mais consistente, menos voláteis e mais previsíveis, certamente são fortes pagadoras de dividendos.

BONIFICAÇÕES: acontecem quando novas ações são distribuídas as pessoas que já são investidores da empresa. Essa distribuição acontece de maneira proporcional a quantidade de títulos da companhia que o acionista possui.

Além da bonificação com ações, ela também pode acontecer com dinheiro vivo. Ou seja, a companhia pode distribuir reservas que ainda não tenham sido incorporadas na empresa - como no caso dos acionistas preferenciais, citado anteriormente.

Vale esclarecer que os valores de bonificação - sejam em ações ou monetária - ficam disponíveis na plataforma digital da Bolsa de Valores.

SUSBCRIÇÕES: Nesse caso, a empresa dá preferência para compra de novas ações aqueles que já são investidores da companhia, normalmente por um valor inferior ao que seria disponibilizado no mercado.

Ou seja, os acionistas tem prioridade na compra de novos títulos com preço reduzido. Essa oferta acontece por tempo determinado, e caso os acionistas não invistam em subscrições, os títulos serão abertos na Bolsa de Valores normalmente, pelo preço comum.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre os direitos que podem ser exercidos, fica mais fácil compreende o que de fato é uma de ação vazia. É simples: ação vazia é aquela que já pode ser usufruída pela empresa e pelos acionistas durante o período do pregão.

Termo do dia

Extinção de Contrato de Seguro

O que é Extinção de Contrato de Seguro? A extinção de contrato de seguro, como o próprio nome sugere, se trata da finalização pactual realizada entre…