Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
bolsas da Europa
Economia

SPX: Europa pode precisar de auxílio financeiro estrangeiro

Região vive tempestade perfeita com aumento de preços, queda da atividade econômica e crise de energia

Data de publicação:01/11/2022 às 05:00 -
Atualizado um ano atrás
Compartilhe:

A Europa deve precisar em breve de auxílios financeiros externos depois de muito tempo, avalia o sócio e gestor de multimercados da SPX Capital, Rogério Xavier. Ele aponta ainda que o cenário que se desenha no continente é de uma estagflação forte em 2023.

Europa
Cenário para a Europa em 2023 é de forte estagflação, diz gestor - Foto: Envato

A Europa vive uma 'tempestade perfeita' para o aumento de preços sem crescimento da atividade econômica, indica Xavier, com inflação, condição climática que prevê um inverno severo e contas se deteriorando. Ainda, a guerra entre Rússia e Ucrânia, que afeta diretamente a distribuição de energia nos países da região, não deve acabar tão cedo.

Ele cita que países como a Polônia já sofrem com altos níveis inflacionários. Pondera que, diferente do Reino Unido, o bloco econômico do continente permite que os países mais ricos auxiliem os mais pobres. "Os governos avisaram que vão subsidiar uma parte da energia, mas o cobertor é curto", aponta o gestor, lembrando que o racionamento tem efeitos na atividade econômica.

Preocupação com China

Olhando para a Ásia, Xavier ressalta que recentemente a gestora escreveu carta sobre a conjuntura chinesa. Ele aponta que o governo salvou construtoras e bancos nos últimos meses para não afetar o congresso do partido comunista no país asiático. "Como a China é gigante, é difícil perceber os sinais, mas acho que já existem indicadores claros dos problemas. É como um banco grande, que não quebra de uma vez. Mas você vê nos balanços, aos poucos, a deterioração", exemplifica.

A China foi hábil até agora, mas na visão do gestor a chance do país escorregar em uma crise financeira não é desprezível. "Sem falar nos impactos geopolíticos, a parte econômica na China me dá muita preocupação", diz, indicando que este é um ponto de atenção para o Brasil. /Agência Estado

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados