Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
Berkshire Hatthaway
Renda Variável

Sócio de Warren Buffett compara day trading e ações de meme a vícios como heroína e jogos de azar

Segundo Charlie Munger, há problemas inerentes em permitir que day traders compartilhem o mercado com investidores de longo prazo que buscam retornos sólidos em vez de dinheiro rápido

Data de publicação:16/06/2023 às 08:00 -
Atualizado um ano atrás
Compartilhe:

Warren Buffett e seu famoso parceiro de negócios na Berkshire Hathaway, Charlie Munger, frequentemente alertaram contra investimentos em ações de curto prazo. Adepto do famoso “buy and hold”, Buffett já afirmou que seu período preferido para manter uma ação é "para sempre".

Em uma entrevista no YouTube com Todd Combs, diretor de investimentos da Berkshire Hathaway, Charlie Munger comparou investimentos de curto prazo, day trading e ações de meme a vícios como heroína e jogos de azar.

berkshire hathaway
Charlie Munger é sócio de Buffett na Berkshire Hathaway há décadas

Combs concordou, observando que apostar em ações sem conhecimento de mercado e uma visão de longo prazo é "como usar heroína".

"Qual é o benefício para o nosso país em tornar o cassino parte do capitalismo cada vez mais eficiente, atraente e sedutor? É uma política pública insana", disse Munger.

Embora Munger não veja uma solução para o problema percebido das pessoas que tentam enriquecer rapidamente com day trading, ele aconselha que o "investidor paciente" terá um desempenho melhor do que os jogadores a longo prazo.

Ele mencionou problemas inerentes em permitir que day traders compartilhem o mercado com investidores de longo prazo que buscam retornos sólidos em vez de dinheiro rápido. 

Munger lembrou que em seus primeiros anos na Faculdade de Direito de Harvard raramente se via 1 milhão de ações negociadas em um único dia. Hoje em dia, o mercado de ações vê bilhões de negociações por dia regularmente.

Em artigo publicado recentemente no Yahoo! Finance, o sócio de Buffett também criticou o Bitcoin, chamando-o de algo “estúpido e maligno”. .

Embora Munger não veja uma solução para o problema percebido das pessoas que tentam enriquecer rapidamente com day trading, ele aconselha que o "investidor paciente" terá um desempenho melhor do que os jogadores a longo prazo.

Ações da GameStop

Um caso recente na história da renda variável nos EUA foi a alta da GameStop. No início de 2021, muitos investidores tornaram-se milionários quando as ações da GameStop subiram e venderam os papéis no momento certo. Alguns desses investidores, de fato, compararam isso a uma euforia natural.

De acordo com artigo do Yahoo! Financial, Arzel Rodriguez, um engenheiro de software de 23 anos, havia investido US$ 28.000 na GameStop. Quando ele acordou na manhã de 27 de janeiro de 2021 e vendeu essas ações no momento certo, ele se tornou um milionário com US$ 3,8 milhões em sua conta antes dos impostos. "Provavelmente nunca mais vou me sentir assim", ele disse à Forbes, exclamando: "A euforia!".

É totalmente possível que a analogia de Munger seja apropriada. Chris Cordaro, um diretor de investimentos em Nova Jersey em comentário ao Yahoo! Financial, concorda que você precisa ter "muita sorte" para obter esse tipo de ganho e recomenda que as pessoas evitem investimentos especulativos, especialmente em empresas que parecem estar com dificuldades.

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados