Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
Lojas Renner lança RX Ventures, fundo para investir em startups
Empresa

Renner fecha 20 lojas após queda no lucro e alta inadimplência

Os resultados da empresa foram fracos no primeiro trimestre do ano, e houve erros na definição da grade de produtos, segundo analistas

Data de publicação:08/05/2023 às 08:00 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

O início de ano fraco para os negócios do varejo fez com que a Renner S.A. decidisse enxugar suas operações reduzindo o número de lojas físicas da companhia. 

O anúncio foi feito na quinta-feira, 4, durante um evento voltado para os investidores, quando a varejista divulgou o fechamento de 20 lojas, das quais 13 foram da rede de decoração Camicado.

Lojas Renner lança RX Ventures, fundo para investir em startups
Renner fecha 13 lojas da rede de decoração Camicado e mais 7 de vestuário - Foto: Reprodução

O fechamento das unidades da Camicado ocorre em meio à divulgação dos resultados tidos pelos analistas que acompanham a empresa como "fracos para o primeiro trimestre do ano". 

Segundo o relatório de avaliação da XP, o desempenho da varejista de moda veio abaixo do esperado e foi causado pela "dinâmica mais fraca no varejo" em um cenário macroeconômico mais desafiador no País, além de apontar erros de gestão do negócio em relação à grade de produtos nas lojas.

Na comparação ano a ano, o lucro líquido de Renner para o primeiro período foi 75,6% menor em relação ao mesmo período de 2022. 

"A companhia decidiu reduzir sua coleção meia estação para controlar estoque, o que agravou os efeitos negativos de clima na receita", escreveram os analistas Danniela Eiger, Thiago Suedt e Gustavo Senday, que acompanham o negócio.

Outro ponto que colaborou para a degradação do ambiente de negócios da Renner foi a crescente inadimplência no País, conforme argumentou a varejista de moda, chegando a 28,3% nos três primeiros meses do ano, resultado superior aos 22% registrado no mesmo período do ano anterior.

Questionada, a varejista não comentou o fechamento das unidades das suas marcas.

Balanço

Conforme balanço do Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA) divulgado nesta sexta, 5, as vendas no varejo em abril deste ano cresceram 1,7%, em termos nominais, em comparação com o mesmo mês de 2022. O resultado embute o efeito da inflação do período. / Agência Estado

Leia mais:

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!