Logo Mais Retorno
bolsa
Fundos de Investimentos

Ranking dos melhores fundos de ações da história; confira

Vesper FIA é um fundo exclusivo de 1 cotista, mas é o campeão

Data de publicação:28/09/2022 às 05:00 -
Atualizado 23 dias atrás
Compartilhe:

Os fundos de ações são instrumentos do mercado financeiro muito utilizados para quem busca uma valorização do patrimônio acima da média. Utilizando mercados de risco, afinal, fica mais fácil acelerar o ganho de capital — desde que, claro, o investidor tenha perfil para aceitar a oscilação dos resultados, algo bem comum nessa classe de ativos.

bolsa
Foto: Reprodução

Pensando nisso, você já parou para pensar quais são os resultados dos melhores fundos de ações da história? Uma forma de saber isso é usando a ferramenta de rastreador de fundos de investimentos da Mais Retorno.

Como encontrar os melhores fundos de ações da história?

Como adiantamos acima, o nosso rastreador de fundos é a melhor forma de filtrar os diversos produtos do mercado financeiro. Para começar uma busca, você pode usar o próprio menu. Na lista de ferramentas, essa será a quinta opção. Basta clicar para ser direcionado.

Já dentro do rastreador, a sua próxima tarefa será indicar para a ferramenta quais serão os critérios da seleção. Existem, afinal, mais de trinta mil fundos de investimentos cadastrados — um volume bastante elevado. Na lateral esquerda da sua tela estão os filtros. Você pode indicar, por exemplo, regras como:

Filtrando os melhores fundos de ações no rastreador

Como queremos uma lista dos melhores fundos de ações, é importante pensarmos em alguns critérios para que o nosso filtro possa eliminar eventuais produtos que não se encaixam nessa busca. É o caso, por exemplo, de fundos multimercados, fundos de renda fixa ou então produtos muito novos, que distorçam a comparação.

Portanto, pensando em encontrar os melhores fundos de ações da história, vamos utilizar as seguintes regras:

  • Classe do fundo: marcamos o filtro "ações", pois só queremos os produtos do mercado financeiro que oferecem essa característica. Ele precisa ser um FIA para uma comparação justa e adequada.
  • Primeira cota: vamos adicionar uma data mínima de existência para dez anos, evitando assim fundos muito recentes e garantindo que já tenham se provado consistentes. Use o filtro de "primeira cota" e informe 01/01/2012.
  • Índice de Sharpe: esse é um indicador que confronta a rentabilidade de um fundo com o risco que ele correu. Vamos filtrar por valores acima de 0,5, garantindo assim que o Sharpe do fundo seja positivo.
  • Quantidade de cotistas: podemos filtrar por fundos que tenham ao menos 100 cotistas, evitando assim que apareçam fundos exclusivos ou fechados, nos quais não podemos investir.

Após definir os critérios, você pode clicar em uma das informações para ordená-la em ordem ascendente ou descendente. Veja só como ficaram as primeiras posições para a rentabilidade desde o lançamento do fundo (lembrando ainda que NÃO se trata de recomendação de investimento, ok?):

Quais são os melhores fundos de ações dos últimos anos?

Agora você já viu a lista com os 10 melhores fundos de ações, desde que respeitando os critérios que estabelecemos anteriormente. Vamos então entender um pouco melhor sobre esses fundos e os motivos pelos quais eles estão se destacando ao longo do período recente?

Vesper FIA

O Vesper FIA é um fundo exclusivo. Isto é, um fundo dedicado a apenas um cotista. Colocamos nessa análise para demonstrar como esses produtos podem distorcer bem os seus resultados e ser atrativos, mas não podemos investir neles como estratégia. Portanto, não se esqueça de eliminá-los ao usar os nossos filtros, ok?

O resultado bem acima da média pode ter relação com alguma técnica mais agressiva como, por exemplo, o uso de alavancagem. Jamais invista em um fundo sem entender o nível de risco e, claro, compará-lo com o seu perfil.

Tempo Capital Manacá FIC FIA

Este fundo é um produto que visa investir em outros fundos da Tempo Capital, por isso tem FIC (Fundo de Investimento em Cotas) na sua nomenclatura. A estratégia é fundamentalista e visa encontrar assimetrias de preço, associando retorno financeiro a uma redução de risco.

A tomada de decisão é feita com base na análise de demonstrações financeiras, o modelo de negócio, perspectivas para o futuro e o uso de pesquisas (próprias ou independentes).

Dynamo Cougar FIC FIA

A Dynamo é uma renomada gestora de fundos de investimentos e tem no Dynamo Cougar um dos seus principais produtos. O fundo também é um FIC, criado para replicar a estratégia do seu fundo master. Ou seja, investe 100% do seu patrimônio nesse outro fundo.

A estratégia de investimentos do fundo busca atrelar segurança à rentabilidade, por meio da seleção de empresas estabelecidas em seus mercados e bem geridas. Há também o uso de valuation para encontrar preços atrativos. A técnica, além de um risco mais controlado, traz resultados excepcionais, bem acima dos principais índices acionários.

Itaú Small Cap Valuation FIC FIA

Quem disse que os bancos não podem ter bons produtos? O Itaú tenta recuperar a imagem das tradicionais instituições financeiras com a oferta do Itaú Small Cap Valuation FIC FIA. O nome, aliás, deixa bem clara qual é a principal abordagem que o time de gestão faz do mercado financeiro.

O principal objetivo é encontrar empresas de baixo nível de capitalização (nomeadas de "small caps"), mas que estejam negociadas a um preço descontado. Isto é, ações baratas dado o potencial de crescimento da companhia.

IP Participações FIC FIA BDR Nível I

Por fim, podemos destacar o fundo da Capital Partners, que tem uma particularidade: o foco no mercado internacional. A gestão, afinal, tem liberdade para usar BDRs para investir em empresas globais, principalmente listadas nos Estados Unidos.

É importante sinalizar isso em uma eventual comparação com fundos de investimentos que trabalham com ações nacionais. Ademais, o fundo não tem obrigação de comprar ativos internacionais, mas sim a possibilidade. O horizonte de investimento, de acordo com a própria gestora, é de cinco anos.

A consistência do produto é notável, com rendimentos positivos em todos os anos fechados desde o seu lançamento, em 2010. É bem verdade que essa sequência deve ser quebrada em 2022, pois o IP Participações FIC FIA BDR Nível I vem sofrendo com as quedas do mercado americano.

Sobre o autor
Stéfano Bozza
Formado em Administração pela PUC-SP. Trabalhou em empresas do segmento financeiro (Itaú BBA) e varejo (BRMALLS) até 2016, quando iniciou a jornada de produção de conteúdo para a internet com foco em finanças.

Inscreva-se em nossa newsletter

,