Logo Mais Retorno
Economia

Produção de veículos sobe 10,7% em maio ante abril, revela Anfavea

Foi a primeira vez do ano em que a produção subiu no comparativo com 2021, aponta a entidade

Data de publicação:07/06/2022 às 11:59 -
Atualizado 25 dias atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

As montadoras fecharam o mês passado com crescimento de 10,7% da produção sobre abril, chegando a 205,9 mil veículos (entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus) fabricados, o melhor resultado do ano.

O número foi divulgado nesta terça-feira, 7, pela Anfavea, a associação que representa a indústria automotiva, e mostra que o setor segue reagindo apesar dos gargalos de produção, sendo a falta de componentes eletrônicos o principal deles.

veículos
Produção de veículos subiu pela primeira vez em 2022 na comparação com o ano anterior, segundo a Anfavea - Foto: Divulgação

Na comparação com maio de 2021, houve alta de 6,8% na produção de veículos como um todo. Foi a primeira vez do ano em que a produção subiu no comparativo com 2021.

No acumulado do ano, período no qual 888,1 mil veículos foram montados no Brasil, o setor seguiu no vermelho, com queda de 9,5% contra os cinco primeiros meses de 2021.

Vendas de veículos sobem 27%

No melhor resultado desde o início do ano, as vendas de veículos subiram 27% na passagem de abril para maio, chegando a 187,1 mil unidades, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus.

O resultado, com leve queda de 0,9%, ficou próximo do total vendido no mesmo período do ano passado, segundo a Anfavea.

Com isso, o recuo das vendas no acumulado dos cinco primeiros meses do ano ficou em 17%, num total de 740 mil unidades.

Exportações avançam 24,6%

As exportações das montadoras, que têm a Argentina como principal destino, subiram 24,6% em maio ante igual período de 2021. Na comparação com abril, as exportações do mês passado - um total de 46,1 mil veículos - tiveram alta de 2,8%.

Com isso, os embarques chegam a 198,9 mil unidades no total desde o início do ano, 19,4% a mais do que nos cinco primeiros meses de 2021.

O balanço mostrou também que as montadoras de veículos abriram 97 vagas de trabalho em maio, empregando no fim do mês 101,8 mil pessoas. / com Agência Estado

Leia mais

Bolsa recua e dólar tem alta acentuada após anúncio de corte de impostos (maisretorno.com)
Preço dos combustíveis: Bolsonaro propõe corte de impostos para baixar custos (maisretorno.com)
BDRs de ETFs da B3 em parceira com a BlackRock estreiam para o varejo (maisretorno.com)
Moedas digitais: por que a moeda do futuro não está na sua carteira? (maisretorno.com)
Vale a pena investir em ações da Petrobras com nova presidência? (maisretorno.com)

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!