Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
balanços das empresas
Economia

PMI composto do Brasil sobe para 53,4 em outubro; PMI de serviços avança a 54,0

Setor de serviços mostra uma resistência considerável, mesmo com aumento nos custos de produção

Data de publicação:04/11/2022 às 13:02 -
Atualizado um ano atrás
Compartilhe:

O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto do Brasil avançou de 51,9 em setembro para 53,4 em outubro, informou nesta sexta-feira, 4, a S&P Global. O PMI específico de serviços subiu de 51,9 para 54,0 no período, o primeiro aumento em quatro meses, puxado, de acordo com a S&P, por novos ganhos nos negócios.

"Houve sinais de recuperação no setor de serviços brasileiro à medida que avançamos para o final de 2022, com a demanda mostrando uma resistência considerável apesar de outro aumento nos custos de produção", afirmou a diretora associada de Economia da S&P Global Market Intelligence, Pollyana De Lima.

PMI
Consumo doméstico e serviços básicos lideram as indicações das carteiras recomendadas em setembro | Foto: Reprodução

Para Lima, ocorreram tendências mistas nos preços em outubro, com um aumento mais brando no valor dos insumos em contraste com recuperação da inflação dos encargos. "Por um lado, os preços mais baixos de energia e combustíveis em relação a setembro levaram a uma redução nas pressões de custo. Por outro lado, um porcentual maior de empresas pagou suas próprias tarifas em meio à transferência de aumentos recentes em suas despesas para os clientes."

A diretora avalia que o forte desempenho de serviços mais do que compensou a fraqueza da indústria no mês. "Também foi a principal fonte de pressão sobre os preços no setor privado, já que os fabricantes de produtos sinalizaram custos de compra e preços de fábrica mais baixos no início do quarto trimestre", pondera./Agência Estado.

Leia mais:

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados