Logo Mais Retorno
Economia

PIB dos EUA encolhe 1,6% no 1º trimestre, aponta leitura final

Resultado ficou abaixo da estimativa do mercado, que esperava queda de 1,5%

Data de publicação:29/06/2022 às 11:50 -
Atualizado 2 meses atrás
Compartilhe:

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos sofreu uma contração anualizada de 1,6% no primeiro trimestre deste ano, de acordo com a terceira e última leitura do indicador, publicada pelo Departamento do Comércio nesta quarta-feira, 29.

O resultado ficou abaixo da estimativa anterior, divulgada há cerca de um mês, e da previsão de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, de queda de 1,5% em ambos os casos.

PIB
PIB dos EUA do primeiro trimestre de 2022 veio abaixo do esperado pelo mercado - Foto: Wirestock

Os dados confirmam a forte desaceleração sofrida pelos EUA, cuja economia havia mostrado expansão anualizada de 6,9% no quarto trimestre de 2021.

O Departamento do Comércio informou também que o índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) subiu à taxa anualizada de 7,1% no primeiro trimestre, um pouco maior do que a alta de 7% calculada um mês atrás.

Já o núcleo do PCE, que desconsidera preços de alimentos e energia, avançou 5,2% no mesmo intervalo, também acima da estimativa anterior, de 5,1%.

Aperto monetário

Os números chegam ao conhecimento do mercado em um momento no qual o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) deu início a um ciclo de aperto monetário para tentar conter a inflação, hoje na casa dos 8,6% - maior patamar dos últimos 40 anos e bem distante da meta de 2%.

No último dia 15, o Fed elevou os juros da maior economia do mundo em 0,75 ponto percentual, para um intervalo entre 1,5% e 1,75% ao ano. O ajuste nessa magnitude foi o maior promovido pela autoridade monetária dos EUA desde 1994.

Alguns dirigentes do Fed, como é o caso de Loretta Mester, de Cleveland, que já passaram a defender um ajuste ainda mais agressivo na taxa básica de juros, de 0,75 ponto porcentual, na próxima reunião do Fomc (Copom americano). / com Agência Estado

Leia mais

Brasil pode ser afetado por uma possível recessão nos EUA. Entenda (maisretorno.com)
Petróleo: oferta da commodity está chegando ao limite; saiba os impactos (maisretorno.com)
FGV: IGP-M sobe 0,59% em junho e soma alta de 10,70% em 12 meses (maisretorno.com)
Fundo de renda fixa de maior patrimônio rende 0,87% em junho até dia 24 (maisretorno.com)

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!