PIB dos EUA sobe 3,2% no terceiro trimestre de 2022
Com resultado, maior economia do mundo supera recessão técnica que havia entrado, após dois trimestres em queda
O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos, divulgado há pouco pelo Departamento do Comércio, cresceu 3,2% no terceiro trimestre, a ritmo anualizado.
A leitura supera as expectativas do mercado, compiladas pelo jornal Wall Street Journal, que aguardava algo próximo a 2,9%.
O resultado traz um respiro para a principal economia do mundo, retirando os Estados Unidos da recessão técnica em que havia entrado no trimestre anterior, quando o PIB tinha encolhido 0,6%, naquela que foi a segunda contração trimestral consecutiva.
Outro dado publicado pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos da América foi o índice de preços de gastos com consumo (PEC, na sigla em inglês), que avançou à taxa anualizada de 4,3% no terceiro trimestre, mantendo a última estimativa após avançar 7,3% no segundo trimestre.
Inflação dos Estados Unidos
O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos EUA subiu 0,1% em novembro, na comparação com outubro, informou no começo do mês o Departamento do Trabalho.
O núcleo do CPI, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, teve alta mensal de 0,2% em novembro, ante expectativa de avanço de 0,3%. O núcleo do índice cresceu 6,0% na comparação anual, quando a previsão era de alta de 6,1%.