Renda Variável

No último pregão do mês, que costuma ser de bastante volatilidade, a Bolsa de Valores brasileira, a B3, operou praticamente de lado e fechou o dia em leve queda de 0,11%, aos 110.979,10 pontos. Embora o resultado tenha ficado no vermelho, os principais destaques da Bolsa nesta quinta-feira, 30, ficaram por conta de ações que, na contramão do mercado, registraram altas expressivas, como PetroRio, Vale e siderúrgicas.

Enquanto a valorização das empresas ligadas ao minério de ferro esteja relacionada a questões externas, com dados positivos na China e a alta da commodity nos mercados globais, a PetroRio viu suas ações dispararem quase 10% por conta das perspectivas de que a companhia adquira campos da Petrobras.

Foto: PetroRio/Divulgação
Foto: PetroRio/Divulgação

Alta da PetroRio

A Petrobras confirmou no fim da tarde desta quinta-feira, por meio de um comunicado oficial, que recebeu ofertas vinculantes dos consórcios PetrRio/Cobra e 3R Petroleum/Enauta/EIG Global Energies para a aquisição dos campos de Albacora e Albacora Leste, com lances que podem superar 4 bilhões de dólares para ambos os ativos.

A petroleira destacou, ainda, que "a celebração da transação dependerá do resultado das negociações, bem como das aprovações corporativas necessárias".

Especialistas do mercado financeiro consideram que a PetroRio deve sair ganhando neste consórcio, o deixou os investidores interessados nas ações da companhia, que dispararam 9,50% no pregão da Bolsa.

Segundo Everton Medeiros, especialista em Renda Variável da Valor Investimentos, a PetroRio está bem capitalizada para realizar o investimento nos campos da Petrobras, que, por sua vez, são "interessantes para a sua produção".

Em um relatório divulgado pelo Bradesco BBI, a instituição afirma acreditar que o cenário-base seja a PetroRio ganhando um dos ativos, embora a aquisição do pacote completo seja um cenário positivo para o caso de investimento.

"De acordo com o teaser da Petrobras, o cluster de Albacora produz cerca de 80Mboepd. Considerando que a participação da PetroRio no consórcio é de 50%, a aquisição da Albacora poderia representar um aumento de 120% na produção atual da empresa e um aumento considerável nas reservas de petróleo”, destaca o banco.

Apesar de não fazer parte da carteira teórica da B3, outra empresa que viu suas ações saltarem com as expectativas do mercado em relação às negociações foi a 3R Petroleum, que subiu 6,42%.

Minério de ferro em alta

Embora a maior alta do dia tenha ficado com a PetroRio, o setor que mais ajudou a segurar o Ibovespa ao longo dia, por conta de sua forte participação na composição do índice, foi o de mineradoras e siderúrgicas. Essas empresas se beneficiam da valorização do minério de ferro, uma vez que seus produtos exportados ficam mais caros, aumentando a geração de receita.

Com as medidas restritivas da China para preservação ambiental, além dos problemas do setor imobiliário no país asiático - que é um dos principais consumidores da commodity - o preço do minério despencou nos mercado globais nos últimos meses, impactando negativamente as ações brasileiras do setor. Os contratos negociados em Dalian caíram 42% desde o pico recorde registrado em meados de março.

No entanto, a divulgação do PMI industrial chinês (índice de compras da indústria) - que interrompeu o movimento de queda recente e subiu de 49,2 em agosto para 50 em setembro, com base em informações da IHS Markit -, animou o segmento ajudando o minério de ferro a avançar nos mercados globais.

Com um aquecimento da indústria, estampados pelos dados vindos da China, a demanda por minério de ferro aumenta, beneficiando as exportadoras brasileiras da commodity.

Simultaneamente, as empresas ligadas à commodity aqui no Brasil, por conta das recentes baixas do minério, estão sendo negociadas abaixo do valuation que o mercado considera adequado.

Com um preço mais atrativo, a Vale, que corresponde a cerca de 14% da carteira teórica da B3, subiu 0,58% no último pregão de setembro, sustentando o Ibovespa. As siderúrgicas também se beneficiaram do movimento e reportaram algumas das maiores altas do dia. CSN, Usiminas e Gerdau saltaram 3,05%, 2,68% e 3,95%, respectivamente.

Imagem do autor

Repórter na Mais Retorno

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Veja mais Ver mais