Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
campos neto
Economia

Para Campos Neto, Brasil é o único que está com revisões de crescimento para cima

Presidente do Banco Central ajustou um pouco para cima a previsão de crescimento, que está em 2,1% neste ano

Data de publicação:26/08/2022 às 14:50 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta sexta-feira, 26, que o Brasil é o único país com revisões para cima nas projeções de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). De acordo com ele, é possível ver alguns efeitos de reformas conduzidas na economia.

"A gente começa a ver os efeitos de algumas reformas que foram feitas tanto no emprego, como no crescimento, e o Brasil é o único país que tem revisões para cima no crescimento", comentou Campos Neto, durante evento organizado pela 1618 Investimentos, em São Paulo. Ele também afirmou que o BC pode revisar a atual projeção de crescimento do PIB brasileiro em 2022, de 2,1%, "um pouco para cima".

campos neto
Campos Neto também afirmou que taxa de desemprego caiu 5 pontos porcentuais durante a pandemia - Foto: Reprodução

Sobre o mercado de trabalho, Campos Neto afirmou que o Brasil reduziu a taxa de desemprego em 5 pontos porcentuais durante a pandemia, um desempenho superior ao dos demais países.

O presidente do BC disse ainda que a guerra da Ucrânia criou um rompimento geopolítico e acelerou um movimento de reorganização das cadeias globais de valor.

Para Campos Neto, o Brasil pode se beneficiar dessa mudança de cenário, devido à demanda do mundo ocidental por energia renovável barata e mão de obra. "Acho que é uma enorme oportunidade para o Brasil. A gente não deveria se fechar, a gente deveria fazer parte desse mundo novo", disse.

As afirmações foram feitas por Campos Neto durante um evento organizado pela 1618 Investimentos na manhã de hoje, em São Paulo. Durante a sua participação, o presidente do BC disse ainda que muito do aumento de juros conduzido em 2022 só deve se manifestar em 2023, o que explica em parte as projeções de crescimento do PIB menores no ano que vem.

"A ausência de medidas locais de estímulo fiscal, com o efeito de juros que ainda vai fazer efeito na economia e com um crescimento global menor no ano que vem, essas três coisas geram isso", disse o presidente do BC.

Mais cedo, ao responder uma pergunta feita sobre a regulação de criptomoedas, Campos Neto disse considerar que o ponto central é dar transparência aos ativos, e não regulá-los "com uma mão pesada."

Esforço para redução de dívidas no mundo, prevê Campos Neto

O presidente do Banco Central previu que o mundo passará no futuro por um grande esforço concentrado de redução das dívidas. Ele salientou que o período de inflação baixa por muito tempo, ou mesmo deflação, levou alguns Bancos Centrais a conseguirem fazer política expandindo dívida ou imprimindo moeda, sem gerar processo inflacionário. "Essa droga criou um certo vício ao longo do tempo", disse respondendo a uma pergunta da plateia no "1618 Spring Investment Meeting".

Por esse histórico, de acordo com ele, quando ocorreu a pandemia, alguns governos entenderam que não o iam ter problemas e, nesse período, houve um processo muito forte e coordenado de aumento da dívida e de emissão de moedas. "Este ponto (a pandemia) mudou, no entanto, a parte estrutural da inflação. Governos e bancos centrais vão se adaptar. Vamos ver à frente um grande esforço concentrado de redução de dívida."/Agência Estado

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados