Economia

NY revê projeções para os próximos meses com lucros corporativos abaixo do esperado

Soma-se a isso ainda um cenário de subida de juros para controlar a maior inflação em mais de quatro décadas e o temor de uma recessão à vista

Data de publicação:09/08/2022 às 11:48 - Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

As maiores empresas de capital aberto nos Estados Unidos entregaram no segundo trimestre a menor taxa de crescimento nos lucros desde o quarto trimestre de 2020, quando o mundo era chacoalhado pela covid-19.

Como pano de fundo, um cenário de subida de juros para controlar a maior inflação em mais de quatro décadas no país já produz impactos nos negócios e faz Wall Street revisar para baixo as projeções para os lucros futuros, sob o temor de uma recessão à vista - ainda que o mercado de trabalho americano sinalize o contrário.

Balanços trimestrais abaixo do esperado levaram a uma revisão de crescimento do mercado financeiro americano para os próximos meses - Foto: Wirestock

Além disso, o dólar forte também atuou como um vento contrário para multinacionais americanas.

S&P 500: menor lucro desde 2020

Até o momento, 87% das empresas do S&P 500 (que reúne os maiores nomes de capital aberto no país) já divulgaram seus números do segundo trimestre, de acordo com a empresa de análise financeira FacSet.

Dessas, 75% entregaram lucro por ação (EPS, na sigla em inglês) superior às projeções do mercado. No entanto, a maioria (ou 77%) apresentou resultado abaixo da média dos últimos cinco anos.

Como consequência, o S&P 500 entregou até agora o menor lucro desde o quarto trimestre de 2020, quando as empresas sentiam os efeitos dos bloqueios nas economias para conter a propagação da covid-19.

Dos 11 setores do índice, seis reportaram crescimento nos lucros, com destaque para energia, indústria e materiais.

Na ponta contrária, cinco segmentos entregaram resultados em queda, entre eles, empresas do setores financeiro, de consumo e de telecomunicações.

Consumidor mais racional

"O consumidor (nos EUA) está fazendo escolhas e está sendo muito racional sobre os gastos. Quando olhamos para o desdobramento dos gastos do consumidor, onde houve um choque inflacionário maior, observamos uma redução no equilíbrio entre gastos reais e quantidade de produtos", observou a economista-chefe do Mastercard Economics Institute para os EUA, Michelle Meyer.

Os números consolidados do segundo trimestre deixaram os analistas de Wall Street mais céticos quanto aos próximos meses.

"Embora a temporada de resultados do segundo trimestre tenha permitido outra rodada de ganhos modestos, os analistas estão reduzindo suas estimativas para o segundo semestre deste ano e para o ano 2023", afirmam os estrategistas do banco americano Jefferies, Kenneth Chan e Sean Darby. / com Agência Estado

Leia mais

Fundos de renda fixa campeões no ano pagam ganho real de até XX% (maisretorno.com)
IPCA de julho recua 0,68%, menor taxa já registrada pelo IBGE (maisretorno.com)
Inflação em queda: quais são as ações que podem render bons lucros? (maisretorno.com)
Bolsa opera em alta e dólar tem leve baixa em dia de IPCA de julho (maisretorno.com)
Inflação em queda em julho, mas sua vida pode ter ficado mais cara (maisretorno.com)
Copom considera novo ajuste de menor magnitude na Selic, diz ata (maisretorno.com)

Sobre o autor
Mais RetornoA Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!