Nestlé anuncia aquisição de marca da Starbucks
Nestlé pretende adicionar profundidade ao seu portfólio norte-americano
A Nestlé disse nesta quarta-feira, 19, que concordou em adquirir a marca Seattle's Best Coffee da Starbucks. A multinacional suíça de alimentos e bebidas afirmou, ainda, que a aquisição "deve adicionar profundidade ao seu portfólio norte-americano". A empresa não divulgou os termos do acordo.
A notícia da aquisição veio após a Nestlé elevar a sua expectativa de vendas para o ano, depois que os preços de venda mais altos impulsionaram seu desempenho nos primeiros nove meses de 2022. Por volta das 16h10 (horário de Brasília), os papéis da Starbucks caíam 1,53% em Nasdaq. Já os papéis da Nestlé fecharam em queda de 1,28% na Suíça.
O café é considerado uma das categorias de melhor desempenho da Nestlé nos últimos anos. Já para a Starbucks, a venda ocorre em um momento em que a empresa pretende manter um foco maior em sua cadeia de lojas.
Como funcionam aquisições
No mercado financeiro, a aquisição de uma empresa diz respeito ao processo em que uma companhia compra o controle da outra, tornando-se assim sua proprietária. Quando falamos sobre aquisição empresarial, portanto, não se trata de um investimento com intuito de compartilhar o controle acionário, como acontece com frequência no mercado de ações, mas sim de tornar-se "dona" da empresa adquirida.
Outro ponto interessante é que não é mandatório que esse processo ocorra em empresas com capital aberto na Bolsa de Valores. É até mais comum que sejam empresas de capital fechado com bom potencial de crescimento na medida em que são investimentos mais atrativos e, em função do menor porte, também mais "baratos".
Além disso, há dois tipos de formatos quando uma organização opta por adquirir outra. O primeiro, chamado de aquisição amigável, acontece quando há uma colaboração ou intenção da parte vendedora em concretizar o negócio. Quando o cenário não é esse, torna-se uma aquisição hostil./Com Agência Estado.