Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
Monitor do PIB aponta alta de 0,6% em fevereiro ante janeiro, revela FGV
Economia

Monitor do PIB registra alta de 0,6% em fevereiro ante janeiro, revela FGV

Crescimento da economia no período foi puxada pelo setor de serviços

Data de publicação:20/04/2022 às 12:40 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro teve uma alta de 0,6% em fevereiro ante janeiro, segundo o Monitor do PIB, apurado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV). Na comparação com fevereiro de 2021, a atividade econômica teve expansão de 1,2% em fevereiro de 2022.

Monitor do PIB aponta alta de 0,6% em fevereiro ante janeiro, revela FGV
De acordo com a FGV, setor de serviços segue puxando crescimento da economia - Foto: Reprodução

"O crescimento da economia brasileira em fevereiro continua sendo explicado, principalmente, pelo desempenho do setor de serviços, que segue com variação interanual acima da observada na agropecuária e na indústria, em praticamente todos os meses, desde meados do ano passado. Mesmo considerando a variação em fevereiro, frente a janeiro, o desempenho do setor também foi de crescimento. Por ter sido o mais impactado pela pandemia, a fraca base de comparação apresentada no setor de serviços favorece o seu bom desempenho atual".

Juliana Trece, coordenadora do Monitor do PIB/FGV, em nota

Trece pondera que, embora os resultados mostrem o setor de serviços como fundamental para o desempenho da economia no início deste ano, o cenário de inflação, juros e desemprego elevados pode prejudicar a manutenção desse processo de crescimento no decorrer do ano, afetando também o próprio PIB.

O Monitor do PIB antecipa a tendência do principal índice da economia a partir das mesmas fontes de dados e metodologia empregadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pelo cálculo oficial das Contas Nacionais.

Economia cresceu 1,7% no trimestre

No trimestre terminado em fevereiro de 2022 ante o mesmo período de 2021, a economia cresceu 1,7%. Sob a ótica da demanda, o consumo das famílias teve elevação de 2,1%, sustentado pelo componente de serviços.

A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF, medida dos investimentos no PIB) cresceu 0,4% no período. As exportações aumentaram 12,5%, impulsionadas pelos produtos agropecuários. Já as importações tiveram retração de 2,1%.

Em termos monetários, o PIB alcançou aproximadamente R$ 1,332 trilhão no primeiro bimestre de 2022, em valores correntes. A taxa de investimento da economia foi de 19,9% no mês de fevereiro de 2022. / com Agência Estado

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!