Logo Mais Retorno
mercado internacional
Economia

O que você precisa saber sobre o mercado internacional nesta quarta-feira, 20

Confira as notícias sobre a China, Reino Unido e zona do euro

Data de publicação:20/07/2022 às 11:13 -
Atualizado 2 meses atrás
Compartilhe:

Na noite anterior, o Banco Popular da China (PBoC, na sigla em inglês) anunciou que manteve a taxa básica de juros de empréstimos de um ano estável em 3,7% e a taxa de cinco anos em 4,45%, de acordo com um comunicado publicado em seu site.

A retenção do LPR estava em linha com as expectativas do mercado, já que o banco central também manteve sua linha de crédito de médio prazo inalterada no início deste mês. As taxas MLF são usadas para precificar as taxas de empréstimo de referência da China.

mercado internacional
BC chinês manteve inalteradas as taxas de juros do país - Foto: Envato

Embora a manutenção das taxas de referência fosse esperada, os analistas previam que o banco central faria mais flexibilização para resolver os crescentes riscos financeiros decorrentes do mercado imobiliário do país e de vários pequenos credores.

O PBoC também injetou 3 bilhões de yuans (US$ 444,9 milhões) em fundos por meio de seus acordos de recompra reversa de sete dias.

Inflação no Reino Unido sobe para 9,4%

A inflação no Reino Unido acelerou em junho para uma nova alta de quatro décadas, impulsionada pelo aumento dos preços dos combustíveis e alimentos.

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) aumentou 9,4% no ano, na leitura mais alta desde abril de 1982, acelerando em relação à taxa anual de 9,1% de maio, segundo dados do Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS) divulgados nesta quarta-feira, 20.

O núcleo de preços ao consumidor, medida que exclui as categorias voláteis de alimentos e energia, diminuiu para 5,8% em junho, de 5,9% em maio, registrando uma segunda queda consecutiva na taxa anual.

Zona do euro: PPI da Alemanha avança 32,7% em junho

O índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) da Alemanha saltou 33,6% em junho ante igual mês de 2021, segundo dados publicados pela Destatis, como é conhecida a agência de estatísticas do país.

Em comparação ao mês anterior, o indicador subiu 0,6% em junho. De acordo com a Destatis, os preços da energia no país - que subiram 86,1% em relação a junho de 2021 e 1,6% frente a maio - foram determinantes para o aumento interanual.

Desconsiderando o efeito do aumento da energia, o PPI subiu 15,5% em junho no critério interanual e 0,1% ante maio.

UE divulga plano para reduzir consumo de gás

A Comissão Europeia também divulgou, nesta quarta-feira, um plano que busca reduzir o consumo de gás natural em 15% na União Europeia até março do ano que vem. A proposta é uma resposta ao crescente risco de racionamento energético na região, em meio à redução do fornecimento da Rússia.

Se aprovada, a meta seria voluntária, mas a regulação incluiria um dispositivo que pode tornar as ações compulsórias, caso haja um severo corte no abastecimento.

A previsão é de que o programa fique em vigor entre 1º de agosto de 2022 e 31 de março de 2022. Segundo a presidente da Comissão, Ursula Von der Leyen, o objetivo seria economizar 45 bilhões de metros cúbicos (bcm) de gás.

As preocupações sobre o quadro energético aumentaram este mês depois que a Gazprom, da Rússia, interrompeu as atividades no gasoduto Nord Stream 1.

O funcionamento deve ser retomado nesta quinta-feira, 21, mas o presidente russo, Vladimir Putin, advertiu que o fornecimento poderá ser reduzido ainda mais, diante das sanções ocidentais contra o país por conta da guerra na Ucrânia.

A Comissária da União Europeia para energia, Kadri Simson, afirmou, nesta quarta-feira, que um eventual corte total do fornecimento de gás da Rússia reduziria o Produto Interno Bruto (PIB) da União Europeia em até 1,5%. / com Agência Estado

Leia mais

Como devem ficar os fundos vendidos em Magalu com alta das ações? (maisretorno.com)
Bolsa opera em queda puxada por desvalorização da Vale; dólar cai (maisretorno.com)
Gestão de patrimônio: como é feita essa arte entre os números | Mais Retorno
Sérgio Ricardo Faustino Batista é encontrado morto na sede da Caixa (maisretorno.com)
BB e Ibiúna lançam fundo espelho focado em juros, ações e moedas (maisretorno.com)

Sobre o autor
Julia Zillig
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

Inscreva-se em nossa newsletter