Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
bolsa
Mercado Financeiro

Mercado ao vivo: confira a Bolsa e o dólar nesta sexta-feira, 2 de setembro

Investidores digerem dados do payroll americano de agosto, que vieram acima do esperado, mas com alta na taxa de desemprego do país

Data de publicação:02/09/2022 às 11:11 -
Atualizado um ano atrás
Compartilhe:

No último dia da semana, a Bolsa opera em alta, impulsionada pelo mercado americano. Às 11h03 desta sexta-feira, 2, o Ibovespa subia 0,37%, aos 110 mil pontos, e o dólar recuava 0,54%, cotado a R$ 5,21.

O mercado digere os dados do payroll americano de agosto, que apontou a criação de 315 mil vagas de emprego no período, segundo relatório publicado pelo Departamento do Trabalho do país nesta manhã. O resultado ficou levemente acima da mediana das expectativas dos analistas, de 300 mil postos de trabalho.

Bolsa
Payroll de agosto veio acima do esperado, mas taxa de desemprego também subiu no período - Foto: Envato

No entanto, a taxa de desemprego dos EUA avançou para 3,7% em agosto, ante 3,5% em julho, contrariando a expectativa de que não mudaria de um mês para o outro.

O resultado reduziu um pouco o temor dos investidores de que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) pese ainda mais a mão no ciclo de aperto monetário do país para combater o avanço da inflação.

Segundo Fabio Fares, especialista em análise macro da Quantzed, se o próximo dado de inflação vier em linha, "o Fed pode ter total tranquilidade para, na reunião de setembro, surpreender o mercado e subir os juros em 50 pontos-base, e não em 75 pontos-base. Com isso, pode ganhar tempo e manter esse ritmo até o fim do ano, levando a taxa para 4%".

Bolsas americanas/principais índices

  • S&P 500: +0,20%
  • Dow Jones: +0,21%
  • Nasdaq 100: +0,01% (dados atualizados às 11h04)

Bolsas europeias/principais índices

  • Stoxx 600 (pan-europeu): +1,36%
  • DAX (Frankfurt): +2,51%
  • FTSE 100 (Londres): +1,40%
  • CAC 40 (Paris): +1,50%

O dia na Bolsa

No mercado interno, o mercado digere os dados da produção industrial brasileira, que registrou alta de 0,6% em julho ante junho, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta manhã.

O número veio dentro da expectativa dos analistas, cujo intervalo ia de queda de 0,9% a alta de 1,1%. Na comparação anual, a produção caiu 0,5%, também em linha com as projeções.

No âmbito das ações, a trajetória positiva do Ibovespa é impulsionada pela valorização das ações da Petrobras, que sobem mais de 1%, refletindo alta do petróleo, dias antes da reunião da Opep, que ocorre na próxima segunda-feira, 5.

Maiores altas

EmpresaTickerVariação
CyrelaCYRE3+6,14%
MRVMRVE3+5,97%
CSN MineraçãoCMIN3+5,82%
MéliuzCASH3+4,05%
BRFBRFS3+3,99%

Maiores baixas

EmpresaTickerVariação
Irb BrasilIRBR3-17,86%
AzulAZUL4-2,59%
GolGOLL4-2,24%
CVCCVCB3-1,67%
Americanas S.AAMER3-1,36%
Fonte: B3 (dados atualizados às 11h00)

Bolsas asiáticas fecham em queda

As bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam majoritariamente em baixa nesta sexta-feira, com investidores demonstrando cautela antes do payroll.

O índice acionário Nikkei teve ligeira baixa de 0,04% em Tóquio, aos 27.650 pontos, enquanto o Hang Seng caiu 0,74% em Hong Kong, aos 19.452 pontos, o sul-coreano Kospi recuou 0,26% em Seul, aos 2.409 pontos, e o Taiex cedeu 0,87% em Taiwan, aos 14.673 pontos.

Na China continental, o dia foi de ganhos marginais a modestos, apesar do aperto de restrições em cidades como Shenzhen e Chengdu para combater novos surtos de covid-19.

O Xangai Composto subiu 0,05%, aos 3.186 pontos, mas acumulou perda de 1,5% na semana, e o menos abrangente Shenzhen Composto avançou 0,44%, aos 2.089 pontos.

Na Oceania, a bolsa australiana seguiu a tendência majoritária na Ásia, e o S&P/ASX 200 caiu 0,25% em Sydney, aos 6.828 pontos, pressionada por ações de mineradoras. / com Agência Estado

Leia mais

Carteiras Recomendadas: consumo doméstico e serviços básicos lideram (maisretorno.com)
Por que as petroleiras se valorizaram tanto na Bolsa nos últimos 2 anos? (maisretorno.com)
Trígono Flagship Small Caps reabre para captação; conheça o fundo (maisretorno.com)
Petrobras, Vale e Marfrig respondem por 90% dos dividendos de setembro (maisretorno.com)

Sobre o autor
Bruna Miato
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados