Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
Bolsa fundo feeder
Mercado Financeiro

Mercado ao vivo: acompanhe as movimentações da Bolsa e do dólar nesta terça-feira, 17 de maio

Dados da economia americana e notícias da China animam os investidores

Data de publicação:17/05/2022 às 11:39 -
Atualizado um ano atrás
Compartilhe:

Em mais um dia bastante positivo nos mercados internacionais, a Bolsa de Valores brasileira, a B3, vive um pregão de alta nesta terça-feira, 17. Às 15h05, o Ibovespa registrava avanço de 0,51%, aos 108.789 pontos, acompanhando o exterior. Durante a manhã, a alta era mais expressiva, mas uma queda nas ações de commodities vem fazendo o índice perder força ao longo do dia.

Em contrapartida, o dólar registrava uma queda expressiva de 2% no mesmo horário. A moeda americana volta a operar em patamar abaixo dos R$ 5, cotada a R$ 4,95. Essa baixa reflete tanto o avanço de algumas empresas brasileiras no mercado de ações, quanto a melhora no sentimento do exterior em relação às preocupações com a economia global.

Bolsa
Mercados globais operam no positivo nesta terça-feira | Foto: Reprodução

Brasil: reajuste na Tabela do Frete

O presidente Jair Bolsonaro editou uma Medida Provisória (MP) que permite a revisão da Tabela do Frete sempre que houver oscilação superior a 5% no preço do óleo diesel em relação ao preço de referência. O gatilho anterior para o aumento dos valores do frete era de 10%. A decisão vem em um momento que a alta do preço dos combustíveis tem preocupado o comitê de campanha de Bolsonaro à reeleição.

Após o anúncio da medida, que veio em um período de diversas críticas do governo à Petrobras, considerando que a petroleira deveria passar por uma privatização, as ações da empresa estatal apresentam um desempenho negativo. Às 15h08, os papéis da companhia recuavam 0,75%.

O dia na Bolsa

Maiores altas da Bolsa

EmpresaCódigoVariação
LocawebLWSA3+ 10,02%
CognaCOGN3+ 7,42%
YduqsYDUQ3+ 7,25%
UltaparUGPA3+ 5,82%
EcorodoviasECOR3+ 5,10%
Fonte: B3 | Dados atualizados às 15h11

Maiores baixas da Bolsa

EmpresaCódigoVariação
HapvidaHAPV3- 17,47%
Magazine LuizaMGLU3- 8,76%
IRB BrasilIRBB3- 6,77%
MarfrigMRFG3- 1,85%
PetzPETZ3- 1,66%
Fonte: B3 | Dados atualizados às 15h11

Cenário externo: notícias positivas anima os investidores

A China, que adotou uma postura de tolerância zero contra a covid-19, passava por um período de rígidas medidas de isolamento social, depois de ver os casos da doença subirem em seu território. No entanto, após uma melhora nos dados da pandemia, o governo chinês autorizou que supermercados, shoppings e restaurantes retomassem as atividades, observando algumas regras de limite de lotação.

No continente europeu, houve a divulgação, nesta manhã, do Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro do primeiro trimestre de 2022. O resultado, uma alta de 0,3% na comparação trimestral e de 5,1% na comparação anual, veio levemente acima das expectativas do mercado, que esperava uma alta menos expressiva, de 0,2% e 5,1%, respectivamente.

Já nos Estados Unidos, a manhã desta terça-feira foi marcada pela divulgação dos dados de vendas no varejo de abril. No mês passado, o setor varejista americano avançou 0,9%, o quarto avanço consecutivo. De acordo com a equipe de Research do BTG Pactual, os números de abril reforçaram um viés de consumo forte nos primeiros meses do ano.

Com o noticiário global apresentando informações mais positivas sobre o cenário macroeconômico, o pregão de hoje vem sendo marcado por um tom mais otimistas e as bolsas ao redor do mundo operam em alta.

Desempenhos das bolsas americanas

  • Dow Jones: +1,17%
  • S&P 500: +1,80%
  • Nasdaq 100: +2,23%

Dados atualizados às 15h09

Fechamento das bolsas europeias

  • Stoxx 600 (Europa): +1,22%
  • DAX (Frankfurt): +1,59%
  • FTSE 100 (Londres): +0,72%
  • CAC 40 (Paris): +1,30%

Fechamento das bolsas asiáticas

  • Xangai Composto (China continental): +0,65%
  • Shenzhen Composto (China continental): +1,23%
  • Kospi (Seul): +0,92%
  • Nikkei (Tóquio): +0,42%
  • Hang Seng (Hong Kong): +3,27%
  • Taiex (Taiwan): +0,98%
Sobre o autor
Bruna Miato
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados