Logo Mais Retorno
Bolsa
post

Mercado ao vivo: acompanhe as movimentações da Bolsa e do dólar nesta segunda-feira, 12 de setembro

Bolsa opera em alta com Vale e em linha com o exterior

Data de publicação:12/09/2022 às 11:13 -
Atualizado 3 meses atrás
Compartilhe:

Acompanhando o exterior e impulsionada pelas ações de empresas exportadoras de commodities, a Bolsa de Valores brasileira, a B3, opera em alta nas primeiras horas do pregão desta segunda-feira, 12. Às 14h45, o Ibovespa, principal índice acionário do País, registrava variação positiva de 0,99%, aos 113.409 pontos, puxado principalmente pelas ações da Vale e de varejistas.

No mesmo período, o dólar recuava 0,89% e era negociado a R$ 5,10. A moeda americana vive um dia de quedas frente a diversas divisas globais, em um momento em que a renda variável ganha força, com os investidores buscando oportunidades em ações que ficaram descontadas depois de meses de maior cautela com o cenário macroeconômico mundial.

bolsa
Ações de empresas com poder de preço são as melhores para se proteger da inflação | Foto: Envato

No cenário doméstico, o dia é de agenda mais fraca. Durante a manhã, o Banco Central divulgou o Boletim Focus, apresentando as projeções do mercado financeiro para os principais indicadores econômicos do País. Pela 11° semana consecutiva, o relatório apontou uma queda nas expectativas para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2022, caindo de 6,61% para 6,40%.

Durante a manhã, o principal combustível para a alta da Bolsa era a Petrobras, que acompanhava a valorização do petróleo no exterior. A petroleira inverteu o sinal, no entanto, e às 14h45 caía 0,44%. A cotação do minério de ferro também avança e as ações da Vale sobem, impulsionando o Ibovespa. No mesmo horário, os papéis da mineradora tinham alta de 0,95%.

O dia na Bolsa

Maiores altas da Bolsa

EmpresaCódigoVariação
Magazine LuizaMGLU3+5,48%
EcorodoviasECOR3+5,07%
HapvidaHAPV3+4,31%
ViaVIIA3+4,29%
MéliuzCASH3+3,82%
Fonte: B3 | Dados atualizados às 11h

Maiores baixas da Bolsa

EmpresaCódigoVariação
CCRCCRO3-1,11%
Telefônica BrasilVIVT3-0,91%
AssaíASAI3-0,53%
RumoRAIL3-0,39%
AmbevABEV3-0,38%
Fonte: B3 | Dados atualizados às 11h

Mercados internacionais

O dia é bastante positivo para os mercados em nível global. Nos Estados Unidos, os principais índices acionários operam em alta, com as perspectivas de que a inflação no país - a maior em quatro décadas - está se aproximando do pico, explicam analistas do BTG Pactual. Nesta terça-feira, 13, será divulgado o índice de preços ao consumidor (CPI) americano de agosto.

Os dados da inflação nos Estados Unidos são bastante aguardados porque ajudarão o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) a tomar sua decisão de política monetária no próximo dia 21. As expectativas são de uma alta de 0,75 ponto percentual nos juros.

Na Europa, as bolsas operam em alta, impulsionadas pelo bom desempenho das ações do setor bancário, que se beneficiam de juros mais altos na zona do euro. Na última quinta-feira, 08, o Banco Central Europeu (BCE) aumentou seus juros em 0,75 ponto percentual, intensificando o aperto de sua política monetária em um momento de inflação recorde na zona do euro - a taxa anual do CPI da região atingiu 9,1% em agosto.

Mais cedo, Luis de Guindos, vice-presidente do BCE, afirmou que ainda não sabe qual será a proporção das novas altas de juros promovidas pela instituição nos próximos meses, mas garantiu que a decisão dependerá dos dados econômicos da zona do euro.

Na Ásia, a maior parte das bolsas não funcionaram nesta segunda-feira devido a feriados regionais. Foi o caso dos mercados da China, de Hong Kong e da Coréia do Sul. No Japão e em Taiwan, no entanto, os índices acionários fecharam em alta, acompanhando o bom humor visto nos mercados americanos na última sexta-feira. Na semana, Wall Street fechou com ganhos expressivos, à medida que cresceu a demanda por ações que ficaram relativamente "baratas" durante quedas recentes.

Desempenho das bolsas americanas

  • Dow Jones: alta de 0,70%
  • S&P 500: alta de 0,99%
  • Nasdaq 100: alta de 1,05%

Dados atualizados às 14h42

Fechamento das bolsas europeias

  • Stoxx 600 (Europa): alta de 1,76%
  • FTSE 100 (Inglaterra): alta de 1,66%
  • DAX (Alemanha): alta de 2,40%
  • CAC 40 (França): alta de 1,95%

Dados atualizados às 11h

Fechamento das bolsas asiáticas

  • Nikkei (Japão): alta de 1,16%
  • Taiex (Taiwan): alta de 1,54%

Com Agência Estado

Leia mais

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

Inscreva-se em nossa newsletter

,