Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
bolsa
Mercado Financeiro

Mercado ao vivo: acompanhe as movimentações da Bolsa e do dólar nesta sexta-feira, 10 de junho

Inflação americana derruba mercados ao redor do mundo

Data de publicação:10/06/2022 às 11:50 -
Atualizado um ano atrás
Compartilhe:

A Bolsa de Valores brasileira, a B3, iniciou o último pregão desta semana om baixas acentuadas, acompanhando o movimento observado nos mercados internacionais, com os investidores, em nível global, preocupados com a inflação que cresce por todo o mundo, especialmente nos Estados Unidos. Às 11h45 desta sexta-feira, 10, o Ibovespa registrava queda de 1,58%, aos 105.389 pontos.

Nos país norte-americano, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês), que mede a inflação do país, avançou 1,0% em maio ante abril, segundo dados do Departamento de Trabalho. Na comparação anual, o CPI deu um salto de 8,6%, no maior nível desde dezembro de 1981. Os resultados vieram acima das expectativas dos analistas, que esperavam altas de 0,7% em 8,3%, respectivamente.

bolsa
Inflação americana derruba mercados ao redor do mundo | Foto: Wirestock

Com o sentimento de maior aversão ao risco, o dólar vive mais um dia de altas expressivas frente o real. A moeda americana apontava valorização de 1,76%, cotada a R$ 5,00, às 11h46. Por ser considerado uma moeda segura, em momentos de incertezas, o dólar é bastante procurado por investidores do mundo todo, o que eleva sua cotação ante outras divisas, principalmente de países emergentes.

Cenário interno

Internamente, as principais contribuições para o desempenho negativo do índice vêm das empresas exportadoras de commodities, com destaque para Vale, que tem o maior peso na composição da carteira teórica da B3. Às 11h45, a mineradora caía 1,31%, na esteira da desvalorização do minério de ferro no exterior, após sinais da China de que pode voltar a adotar medidas mais restritivas para conter o avanço de casos de covid-19.

Os papéis da Eletrobras também vivem um pregão de forte queda, um dia depois da precificação da ação em R$ 42, após a oferta pública da companhia, que finalizou seu processo de privatização. No mesmo período, as ações ELET6 recuavam 5,22%, enquanto as ELET3 tinham baixa de 4,51%.

No noticiário econômico, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, mais cedo, os números de vendas no varejo em abril, que subiram 0,9% ante março, acima da mediana das projeções dos analistas, de alta de 0,3%. Na comparação com abril de 2021, as vendas do comércio varejista tiveram alta de 4,5% em abril de 2022. As vendas do varejo restrito acumularam crescimento de 2,3% no ano. Em 12 meses, houve alta de 0,8%.

O dia na Bolsa

Maiores altas da Bolsa

EmpresaCódigoVariação
MarfrigMRFG3+0,13%
Vivo TelefônicaVIVT3+0,11%
Fonte: B3 | Dados atualizados às 11h45

Maiores baixas da Bolsa

EmpresaCódigoVariação
AmericanasAMER3-7,40%
EletrobrasELET6-5,25%
PetzPETZ3-5,16%
Banco InterBIDI11-4,88%
RumoRAIL3-4,52%
Fonte: B3 | Dados atualizados às 11h45

Mercados internacionais

Os dados inflacionários americanos pressionam os mercados ao redor do mundo. Tanto nos Estados Unidos quanto na Europa, as bolsas registam forte desvalorização, com os investidores cautelosos com a possibilidade de Federal Reserve (Fed, o banco central americano) adotar uma política monetária mais restritiva para controlar a escalada dos preços.

Na Ásia, as bolsas fecharam majoritariamente em baixa com as preocupações em relação ao cenário macroeconômico global. A única exceção foi a China, que viu seus principais índices acionários subirem após a divulgação do CPI do país, que vieram em linha com as projeções do mercado, em uma alta de 2,1% em maio.

Desempenho das bolsas americanas

  • Dow Jones: baixa de 2,11%
  • S&P 500: baixa de 2,40%
  • Nasdaq 100: baixa de 3,02%

Dados atualizados às 11h47

Desempenhos das bolsas europeias

  • Stoxx 600 (Europa): baixa de 2,71%
  • FTSE 100 (Inglaterra): baixa de 1,99%
  • DAX (Alemanha): baixa de 2,96%
  • CAC 40 (França): baixa de 2,70%

Dados atualizados às 11h47

Fechamento das bolsas asiáticas

  • Xangai Composto (China): alta de 1,42%
  • Shenzhen Composto (China): alta de 1,94%
  • Hang Seng (Hong Kong): baixa de 0,29%
  • Nikkei (Japão): baixa de 1,49%
  • Kospi (Coréia do Sul): baixa de 1,13%
  • Taiex (Taiwan): baixa de 0,97%

Com Agência Estado

Sobre o autor
Bruna Miato
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados