Logo Mais Retorno
Alpha Key
Mercado Financeiro

Mercado ao vivo: acompanhe as movimentações da Bolsa e do dólar nesta quarta-feira, 10 de agosto

Inflação americana abaixo do esperado impulsiona Bolsa e mercados globais

Data de publicação:10/08/2022 às 11:08 -
Atualizado 2 meses atrás
Compartilhe:

Um dia depois de conhecer os números da inflação brasileira em julho, o principal destaque da agenda econômica desta quarta-feira, 10, fica com a inflação dos Estados Unidos. O índice de preços ao consumidor (CPI) americano ficou estável em julho em relação a junho, abaixo das expectativas do mercado, de alta de 0,2% na passagem do mês.

Os dados animam os mercados globais no início deste pregão, já que com a sinalização de uma desaceleração da inflação, as perspectivas são de que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) pese menos a mão em seu ciclo de aperto monetário, que já elevou os juros no país a um nível entre 2,25% e 2,50%. Às 11h, a Bolsa de Valores subia 1,09%, aos 109.831 pontos, acompanhando o exterior.

Bolsa
Inflação americana abaixo do esperado impulsiona Bolsa | Foto: Envato

Também influenciado pela surpresa com a inflação americana, o dólar vive um dia de desvalorização ante outras divisas, acompanhando a queda nas curvas de juros. No mesmo horário, a moeda registrava queda de 1,23% e era negociada a R$ 5,07.

No cenário doméstico, a agenda ainda contou com a divulgação dos dados de vendas do varejo pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As vendas caíram 1,4% em junho ante maio, um pouco abaixo das expectativas dos analistas consultados pelo Projeções Broadcast, de baixa de 1,0%. Na comparação com junho de 2021, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram baixa de 0,3% em junho de 2022.

O dia na Bolsa

Maiores altas da Bolsa

EmpresaCódigoVariação
HapvidaHAPV3+9,26%
IRB BrasilIRBR3+8,48%
Grupo SomaSOMA3+7,77%
MRVMRVE3+6,61%
YduqsYDUQ3+6,25%
Fonte: B3 | Dados atualizados às 11h

Maiores baixas da Bolsa

EmpresaCódigoVariação
CopelCPLE6-2,33%
SuzanoSUZB3-0,84%
PetrobrasPETR3-0,48%
KlabinKLBN11-0,40%
EletrobrasELET6-0,37%
Fonte: B3 | Dados atualizados às 11h

Mercados internacionais

Estados Unidos e Europa operam em alta nesta quarta-feira, com os investidores repercutindo os dados da inflação americana.

Também foi dia de divulgação do CPI da Alemanha, cuja taxa anual desacelerou em julho. De acordo com os dados finais divulgados pelo escritório de estatísticas alemão Destatis, os preços ao consumidor subiram 7,5% no ano medido pelos padrões nacionais, em linha com a previsão de economistas em pesquisa do Wall Street Journal. Em junho, o CPI subiu 7,6%.

Os preços subiram 8,5% no ano pelos padrões harmonizados da União Europeia (UE). Mês a mês, os preços ao consumidor subiram 0,9% pelos padrões nacionais e avançaram 0,8% pelos padrões harmonizados da UE, ambos em linha com as previsões de economistas consultados pelo The Wall Street Journal.

A exceção do pregão são as bolsas asiáticas, que fecharam em queda após os dados de inflação na China. A taxa anual do CPI chinês acelerou para 2,7% em julho, atingindo o maior nível em dois anos, ainda que tenha ficado abaixo do esperado.

Desempenho das bolsas americanas

  • Dow Jones: alta de 1,48%
  • S&P 500: alta de 1,63%
  • Nasdaq 100: alta de 2,10%

Dados atualizados às 11h

Desempenho das bolsas europeias

  • Stoxx 600 (Europa): alta de 0,79%
  • FTSE 100 (Inglaterra): alta de 0,09%
  • DAX (Alemanha): alta de 1,00%
  • CAC 40 (França): alta de 0,68%

Dados atualizados às 11h

Fechamento das bolsas asiáticas

  • Xangai Composto (China): baixa de 0,54%
  • Shenzhen Composto (China): baixa de 0,35%
  • Hang Seng (Hong Kong): baixa de 1,96%
  • Nikkei (Japão): baixa de 0,65%
  • Kospi (Coréia do Sul): baixa de 0,90%
  • Taiex (Taiwan): baixa de 0,74%

Com Agência Estado

Leia mais

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

Inscreva-se em nossa newsletter