Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
passaporte-foto-Thinkstock.jpg
Economia

Lista traz os países com passaportes mais poderosos em 2023; saiba quais são eles

Asiáticos como Japão, Cingapura e Coreia do Sul lideram, seguidos pelos europeus; confira a lista

Data de publicação:13/01/2023 às 07:00 -
Atualizado um ano atrás
Compartilhe:

O Japão começa 2023 com o passaporte mais poderoso do mundo, permitindo a entrada sem visto em 193 destinos globais, de acordo com o mais recente levantamento do Henley Passport Index. 

O país lidera pelo quinto ano consecutivo o ranking. Mas isso não significa que o passaporte seja amplamente utilizado. 

Apenas 24 milhões de passaportes japoneses válidos estavam em circulação no final de 2021, de acordo com os últimos dados disponíveis do Ministério das Relações Exteriores do país. 

Isso representa uma queda de mais de 3 milhões em relação ao ano anterior e significa que menos de 20% da população possuía o documento de viagem, de acordo com reportagem publicada pela agência Bloomberg.

passaporte
Cingapura fica em segundo lugar no ranking de passaportes | Foto: Reprodução

Cingapura e Coreia do Sul mantiveram seus lugares em segundo lugar no ranking, seguidas por Alemanha e Espanha, e depois por uma série de outras nações europeias.

Os EUA estavam entre os 22 primeiros, com acesso sem visto a 186 lugares, igualando-se a Suíça, Nova Zelândia e Noruega. O passaporte da China permite acesso a 80 países, mesma da Bolívia. A Rússia é melhor, oferecendo entrada sem problemas para 118 destinos, enquanto o Afeganistão permaneceu o mais fraco, com acesso a apenas 27 destinos globais.

O ranking, publicado pela consultoria de imigração Henley & Partners, usa dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo para classificar o acesso de 199 passaportes a 227 destinos de viagem. A metodologia difere de outros índices de passaportes como o publicado pela consultoria financeira Arton Capital, que colocou os Emirados Árabes Unidos em primeiro lugar.

Separadamente, uma pesquisa da Morning Consult realizada em julho mostrou que 35% dos entrevistados adultos no Japão indicaram que não planejam viajar a lazer novamente, uma porcentagem muito maior do que as outras 13 nações pesquisadas. A Coreia do Sul foi a próxima, com 15% dizendo o mesmo.

Quase 2 milhões de pessoas viajaram do Japão para o exterior nos primeiros 10 meses do ano passado, de acordo com a Organização Nacional de Turismo do Japão, muito longe dos 20 milhões que o fizeram em todo o ano de 2019, antes da pandemia. 

Leia mais:

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados