Logo Mais Retorno
Economia

Banco central da Inglaterra eleva taxa básica de juros do país a 1,75%, a sexta alta consecutiva

Alta foi de meio ponto percentual, com oito votos contra um do comitê de política monetária do país

Data de publicação:04/08/2022 às 12:07 -
Atualizado 14 dias atrás
Compartilhe:

O Banco da Inglaterra (BoE, pela sigla em inglês) decidiu elevar sua taxa básica de juros em meio ponto percentual, a 1,75%, em mais uma tentativa de combater a inflação no Reino Unido, que está no maior nível em mais de quatro décadas, após concluir reunião de política monetária nesta quinta-feira (4). A decisão do BC inglês veio em linha com a expectativa de analistas.

Trata-se da sexta vez consecutiva que o BC inglês eleva juros desde o fim do ano passado. Até junho, porém, o BoE vinha aumentando a taxa em 25 pontos-base por vez. Oito dos nove dirigentes do BoE votaram nesta quinta-feira pelo aumento do juro básico a 1,75%. O dissidente defendeu uma alta menor de 0,25 ponto percentual, a 1,50%.

IPCA-15 julho / Taxa básica de juros Selic reino unido
Juros no Reino Unido sobem pela sexta vez consecutiva | Foto: Reprodução

Projeções do BoE para além dos juros no Reino Unido

Em ata da reunião, o BoE prevê que a inflação anual ao consumidor (CPI) do Reino Unido atingirá o pico de 13,2% no quarto trimestre, ante 9,4% em junho.

Ainda no documento, o BoE projeta que a economia britânica entrará em recessão a partir do último trimestre de 2022. A recessão, segundo o BC inglês, deverá se estender por cinco trimestres.

O BoE revelou também uma proposta de redução de seu estoque de bônus do governo, os chamados Gilts. A ideia é que a instituição venda 10 bilhões de libras em Gilts por trimestre. A proposta será votada na próxima reunião de política monetária, em setembro. / Com Agência Estado

Leia mais

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!