Inflação dos EUA sobe 0,1% ante fevereiro e mercado agradece
Com dados de CPI de março, inflação anual desacelera para 5%
O anúncio mais esperada da semana para a economia, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês), dos Estados Unidos, acabou por ser uma excelente notícia para o mercado financeiro. A inflação americana subiu 0,1% em março ante fevereiro, segundo dados com ajustes sazonais publicados pelo Departamento do Trabalho. O resultado ficou abaixo das expectativas do mercado, que esperavam alta de 0,2%.
Com isso, venceu as apostas de ontem do mercado, principalmente no setor de criptomoedas, que impulsionaram o Bitcoin, que impulsionaram o Bitcoin, principal cripto do setor, acima dos US$ 30 mil após 10 meses, na expectativa que uma inflação abaixa da expectativa acalmasse o Federal Reserve (Fed, banco central americano).
No anúncio de hoje, apenas o núcleo do CPI, que exclui os voláteis preços de alimentos e energia, avançou 0,4% na comparação mensal de março, vindo em linha com o consenso do mercado.
Na comparação anual, o CPI dos EUA subiu 5% em março, desacelerando fortemente em relação ao ganho de 6% de fevereiro. Já o núcleo do CPI teve incremento anual de 5,6% no mês passado, ganhando leve força ante o avanço de 5,5% de fevereiro.
O CPI anual de março ficou abaixo da expectativa do mercado, de acréscimo de 5,2%, enquanto o núcleo anual do CPI veio em linha com o esperado. / COM AGÊNCIA ESTADO