Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
Mario Torós, Ibiuna Credit
Fundos de Investimentos

Por que a estratégia do Ibiuna Credit, fundo da gestora de Mario Torós, ex-diretor do Central, faz sucesso

Em 16 meses, de operação fundo não teve variação negativa da cota

Data de publicação:14/01/2022 às 00:57 -
Atualizado um ano atrás
Compartilhe:

Em um cenário de economia deteriorada, após quase dois anos do início da pandemia de covid-19, inflação em alta, juros subindo, crescimento econômico desacelerando e mercado acionário passando por muita volatilidade - principalmente quando consideramos que 2022 é um ano eleitoral -, é natural que investimentos que apresentam um histórico de bom desempenho ganhem, mais que nunca, a atenção do mercado.

Este é o caso do Ibiuna Credit FIC FIM, um fundo de investimento multimercado da gestora Ibiuna Investimentos, fundada por Mario Torós e Rodrigo Azevedo, dois ex-diretores do Banco Central. Desde que foi criado, em agosto de 2020, o fundo, que é focado no crédito privado, buscando oportunidades nos cenários interno e externo, em nenhum mês registrou rentabilidade negativa. No acumulado em 12 meses até dezembro, o retorno foi de 8,41%.

Mario Torós Ibiuna Credit
Mario Torós, co-fundador da Ibiuna Investimentos | Foto: Reprodução Ibiuna

Rentabilidade do Ibiuna Credit mês a mês

20212020
Janeiro0,59%-
Fevereiro0,89%-
Março0,47%-
Abril0,50%-
Maio0,50%-
Junho0,65%-
Julho0,75%-
Agosto0,82%0,16%
Setembro0,71%0,46%
Outubro0,62%0,33%
Novembro0,44%0,63%
Dezembro1,14%0,79%
Fonte: Mais Retorno

Qual a estratégia por trás do Ibiuna Credit?

Em um relatório elaborado pela XP Investimentos, os analistas Nathália de Sá e Rodrigo Sgavioli explicam que a "filosofia de investimentos do fundo é focada na análise fundamentalista com gestão ativa". Ou seja, os dados das empresas servem como um guia para a escolha dos ativos que, por sua vez, não são mantidos até o seu vencimento, necessariamente. O benchmark do fundo é o CDI.

A XP destaca que o Ibiuna Credit pode ter alocações nas seguintes estratégias principais:

  • Até 100% em títulos com alta liquidez, ou seja, as dívidas daquelas empresas e bancos que são mais facilmente negociadas no mercado;
  • Até 20% em créditos estruturados, que são títulos menos líquidos e que apresentam mais risco, mas também podem oferecer taxas de retorno mais altas;
  • Até 20% em bonds, que são títulos de dívidas do exterior e, no caso do Ibiuna Credit, o foco principal do fundo são títulos de empresas da Colômbio, Peru, Chile, México e outros países da América Latina;
  • Até 15% de caixa, ativos extremamente líquidos para aquisição de papéis das demais estratégias em um segundo momento ou para pagar resgates e custos do fundo.

"Atualmente o fundo está 90% alocado em ativos não caixa. Dos quais em torno de 15% em bonds, ou seja, títulos internacionais, 15% em estruturados e 60% em ativos mais líquidos como Letras Financeiras e Debêntures".

XP Investimentos

As durations dos títulos

Para os analistas, um outro ponto bastante interessante do Ibiuna Credit é a baixa correlação dele com outros fundos da mesma categoria, de crédito privado. "Essa baixa correlação e alta performance é parcialmente explicada pela gestão ativa da duration dos ativos offshore, ou seja, dos bonds negociados no exterior", comentam.

O relatório ressalta ainda que a duration pode ser analisada tanto como uma medida, - " quanto maior o prazo do título e menor seus pagamentos ao longo deste prazo, maior será sua duration" -, quanto como para avaliar o risco do ativo, "pois quanto maior a duration de um papel, mais exposta ele estará ao risco da curva de juros, ou seja, em momentos em que as taxas de juros futuras ficam maiores, os papéis que possuem maior duration sofrem mais com a marcação a mercado".

Dessa forma, a estratégia por trás da gestão do fundo é a compra e venda dos títulos no exterior (mercados mais líquidos que os brasileiros) de forma a aumentar as possibilidades de retorno (e, consequentemente, os riscos) com base no momento em que a economia, os mercados e as empresas se encontram. Estratégia que tem funcionado até aqui.

Sobre o autor
Bruna Miato
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados