Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Duration

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:03/04/2019 às 21:43 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é a duration?

A duration é um indicador de risco utilizado em títulos de renda fixa de modo a mensurar a sensibilidade dos mesmos à variação da taxa de juros durante o período de aplicação.

A sua importância está justamente na capacidade de auxiliar investidores a ajustar as suas expectativas de retorno às taxas praticadas pelo mercado.

Desse modo, é possível alterar a duration média da sua carteira para se adequar à sua tolerância pessoal de arriscamento.

Ainda que, por definição, a duration esteja acessível a todos os investimentos de renda fixa, na prática o processo de cálculo está focado de forma principal nos títulos que oferecem o pagamentos de juros periódicos.

O uso da duration pode ser acompanhado especialmente no dia a dia dos gestores de fundos de investimentos, que “calibram" o portfólio de modo a alcançar uma duration média alinhada com seus critérios e que lhe reverta o máximo de lucro possível.

Como a duration funciona?

Antes de aprender a base de cálculo da duration, é essencial que se tenha em mente os dois requisitos principais para aplicação da medida.

A duration só deve ser calculada para títulos:

  1. De renda fixa;
  2. Com pagamento de juros periódicos.

Isso significa que os demais títulos de renda fixa não têm duration? Não. Mas os seus resultados já são previamente conhecidos, embutidos no próprio conceito, de modo que não é necessário calculá-los.

Veja: os títulos prefixados sem pagamento de cupons possuem duration sempre igual ao período de maturação, enquanto a duration dos títulos pós-fixados é zero.

Como calcular a duration?

Para o cálculo da duration, é necessária a utilização da seguinte fórmula:

Onde: D é o resultado da duration, t é o prazo de cada fluxo de caixa do título, FC é os fluxos de caixa do título, y é a taxa pré-fixada e n é o número de fluxos de caixa.

Se você sentiu uma leve dor acima dos olhos ao ler essa fórmula e se sentiu substituindo a Nazaré Tedesco dentro do seu próprio meme, saiba que nós te entendemos.

A própria B3, inclusive, disponibiliza uma calculadora digital para que você possa realizar o cálculo de forma mais fácil.

Se você sentir a necessidade de conhecer a natureza matemática desse cálculo, saiba que temos um excelente artigo focado em te explicar de forma detalhada como tantos números e símbolos resultam em algo compreensível. Acesse clicando aqui.

Como a duration é interpretada?

Por ora, o que você precisa mesmo entender é: quanto maior for o resultado, maior é a tendência do valor do título de cair diante de uma alta de juros. Assim como, conforme o resultado diminui, essa tendência também retrocede.

Por esse motivo, a duration é considerada uma medida de risco: se você tem uma aversão maior a perdas, é natural que busque por ativos com duration menor, certo?

E se a duration é um indicador baseado na sensibilidade dos títulos à oscilação dos juros, é fácil entender que os títulos com prazos mais longos possuem também uma duration maior, certo?

Isso acontece porque, assim como ao jogar mais vezes na loteria ou ficar mais tempo embaixo de uma árvore durante uma tempestade, as chances de um evento ocorrer (ganhar o prêmio, ser atingido por um raio ou, aqui, haver uma queda no valor do título) crescem conforme a exposição.

Dessa forma, não se é possível galgar maiores rendimentos com a aplicação e na necessidade de venda antecipada (que segue a marcação a mercado, uma atualização diária dos preços dos títulos) se está mais propenso ao prejuízo.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados