Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
Mercado ao vivo: confira a Bolsa e o dólar nesta quinta-feira, 14 de abril
Economia

Gerente de RH da Petrobras é demitido nesta segunda-feira

Gerente de Recursos Humanos (RH) da Petrobras, Claudio Costa foi demitido nesta segunda-feira, 29. Ele ocupava o cargo desde o início da gestão do presidente da…

Data de publicação:29/03/2021 às 20:05 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

Gerente de Recursos Humanos (RH) da Petrobras, Claudio Costa foi demitido nesta segunda-feira, 29. Ele ocupava o cargo desde o início da gestão do presidente da companhia, Roberto Castello Branco, em janeiro de 2019.

A empresa não informa o motivo da demissão. Por meio de sua assessoria de imprensa, diz apenas que em seu lugar entrará, interinamente, Pedro Barcante, chefe do gabinete da presidência.

A Petrobras demitiu nesta segunda-feira, 29, Claudio Costa da gerência de Recursos Humanos. Ele ocupava o cargo desde o início da gestão do presidente da companhia, Roberto Castello Branco
P70 na Baía de Guanabara - Foto: (André Valentim / Agência Petrobras)

Em seu LinkedIn, Costa se descreve como "liderança do projeto de transformação cultural da maior companhia brasileira" e que seu trabalho teve "foco na eficiência, meritocracia e foco em resultados". Ele entrou na Petrobras para implementar o projeto de gestão da força de trabalho idealizado por Castello Branco e deixa a empresa antes do presidente, que só vai sair após o seu sucessor, general Joaquim Silva e Luna, assumir o comando da estatal.

Entre as medidas mais polêmicas tomadas por ele na empresa está a transformação do plano de saúde - Assistência Multidisciplinar de Saúde (AMS) - em uma associação. A expectativa é que, com a mudança, a contribuição da empresa diminua e os empregados passem a pagar mais pelo plano.

Sob sua gestão, o regime de remuneração também foi alterado. Pagamentos extras a funcionários, em retribuição a avanços conquistados, passaram a ter foco maior nas finanças e não nas operações. Além disso, com as transformações, quanto maior o cargo de chefia, maior a chance de um empregado ter a renda complementada pelo benefício.

Costa é também membro do conselho de administração da Transpetro, subsidiária de Logística da Petrobras. Procurada, a empresa ainda não informou se ele permanecerá no cargo. Antes de chegar na Petrobras, ele trabalhou na prefeitura de São Paulo como conselheiro e secretário adjunto de Gestão de Pessoas./ Agência Estado

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados