Economia

Gerente de Recursos Humanos (RH) da Petrobras, Claudio Costa foi demitido nesta segunda-feira, 29. Ele ocupava o cargo desde o início da gestão do presidente da companhia, Roberto Castello Branco, em janeiro de 2019.

A empresa não informa o motivo da demissão. Por meio de sua assessoria de imprensa, diz apenas que em seu lugar entrará, interinamente, Pedro Barcante, chefe do gabinete da presidência.

A Petrobras demitiu nesta segunda-feira, 29, Claudio Costa da gerência de Recursos Humanos. Ele ocupava o cargo desde o início da gestão do presidente da companhia, Roberto Castello Branco
P70 na Baía de Guanabara - Foto: (André Valentim / Agência Petrobras)

Em seu LinkedIn, Costa se descreve como "liderança do projeto de transformação cultural da maior companhia brasileira" e que seu trabalho teve "foco na eficiência, meritocracia e foco em resultados". Ele entrou na Petrobras para implementar o projeto de gestão da força de trabalho idealizado por Castello Branco e deixa a empresa antes do presidente, que só vai sair após o seu sucessor, general Joaquim Silva e Luna, assumir o comando da estatal.

Entre as medidas mais polêmicas tomadas por ele na empresa está a transformação do plano de saúde - Assistência Multidisciplinar de Saúde (AMS) - em uma associação. A expectativa é que, com a mudança, a contribuição da empresa diminua e os empregados passem a pagar mais pelo plano.

Sob sua gestão, o regime de remuneração também foi alterado. Pagamentos extras a funcionários, em retribuição a avanços conquistados, passaram a ter foco maior nas finanças e não nas operações. Além disso, com as transformações, quanto maior o cargo de chefia, maior a chance de um empregado ter a renda complementada pelo benefício.

Costa é também membro do conselho de administração da Transpetro, subsidiária de Logística da Petrobras. Procurada, a empresa ainda não informou se ele permanecerá no cargo. Antes de chegar na Petrobras, ele trabalhou na prefeitura de São Paulo como conselheiro e secretário adjunto de Gestão de Pessoas./ Agência Estado

Imagem do autor

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Visualizar Comentários

Empresa
Economia
Economia
Empresa
Veja mais Ver mais