Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
Bolsa
Economia

Fed reforça compromisso com preços estáveis, em relatório a Congresso dos EUA

Novos aumentos dos juros estão previstos pelo banco central americano

Data de publicação:17/06/2022 às 13:57 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

Em relatório semianual endereçado ao Congresso dos Estados Unidos, divulgado nesta sexta-feira, 17, o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) reconheceu que a inflação no país segue muito elevada e reforçou compromisso "incondicional" em restaurar a estabilidade de preços.

Após acelerar o aperto monetário e subir juros em 75 pontos-base na última quarta-feira, o Fed reiterou nesta sexta que novos aumentos poderão ser apropriados.

Fed
Foto: Reprodução

Segundo a instituição, as métricas de expectativas inflacionárias no curto prazo subiram, enquanto as de mais longo prazo avançaram em ritmo menos acentuado.

"O Comitê Federal de Mercado Aberto está perfeitamente ciente de que a inflação elevada impõe dificuldades significativas, especialmente naqueles menos capazes de lidar com custos mais altos de itens essenciais", ressalta o documento.

O Fed acrescenta que a demanda por trabalhadores tem superado a oferta, o que provoca desequilíbrios no mercado de trabalho e aumento "robusto" dos salários. A autoridade monetária prevê ainda que, após contração nos três primeiros meses do ano, o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos deve crescer "moderadamente" no segundo trimestre.

Fed quer inflação em 2%

Powell, reiterou também que a autoridade monetária está "agudamente focada" em retornar a inflação dos Estados Unidos à meta de 2%. O dirigente discursou na abertura da conferência sobre a dominância global do dólar, em Washington D.C.

Durante o pronunciamento, Powell ressaltou que o "forte compromisso" do Fed com a estabilidade de preços contribui para a generalizada confiança no dólar como reserva de valor.

Segundo ele, o comprometimento do BC americano com o mandato duplo e com a estabilidade financeira encoraja a comunidade internacional a manter e usar a moeda dos EUA.

Dominância global do dólar

Powell avaliou que a dominância global do dólar traz uma série de benefícios para os Estados Unidos e a comunidade internacional, mas ponderou que a centralidade da moeda pode impor alguns "desafios à estabilidade financeira".

Na abertura de conferência sobre o tema, ele explicou que o amplo uso da divisa americana no mundo reduz taxas de transações e custos de empréstimos para famílias, empresas e governo do país. Para o restante do planeta, o cenário fornece a tomadores de empréstimos acesso a um grande conjunto de credores e investidores, de acordo com ele.

Ao mesmo tempo, o dirigente explica que a hegemonia do dólar também ameaça a estabilidade do setor financeiro. "Por essa razão, o Federal Reserve tem desempenhado um papel fundamental na promoção da estabilidade financeira e no apoio ao uso de dólares internacionalmente por meio de nossas linhas de liquidez", afirmou, citando as linhas de swaps com outros BCs instituídas durante as crises financeira de 2008 e da pandemia.

Dólar digital

O presidente do Fed disse ainda que a autoridade monetária estuda as maneiras como uma moeda digital emitida por banco central (CBDC, na sigla em inglês) poderia melhorar, ou não, o "já seguro e eficiente" sistema de pagamentos dos Estados Unidos.

Powell ressaltou que a CBDC pode ajudar a preservar o papel internacional da divisa norte-americana. "Pensaremos não apenas no estado atual do mundo, mas também em como o sistema financeiro global pode evoluir nos próximos 5 a 10 anos", salientou.

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados