‘Esta sexta deve ser mais difícil do que foi ontem’, diz André Esteves sobre o mercado de capitais
Ele criticou as manobras do governo para driblar o teto de gastos
André Esteves, sócio do banco BTG Pactual, deu agora há pouco, nesta manhã, o molho do que deve ser esta sexta-feira, 22, no mercado de capitais brasileiro. Ele criticou as manobras do governo de Jair Bolsonaro para driblar o teto de gastos e lançar um bolsa família turbinado
Segundo ele, o dia será marcado por forte ansiedade, "talvez até maior do que o do dia anterior". Nesta quinta-feira, a Bolsa fechou no menor patamar do ano, com queda de 2,75%, a 107 mil pontos. O dólar fechou em alta de 1,23%, cotado a R$ 5,666.
Para Esteves, o Brasil está passando neste momento por uma fase de perda de credibilidade motivada pelo que chama de fraqueza institucional. O bancário participa nesta sexta-feira de um evento organizado pelo Lide.
André Esteves se somou às vozes do mercado financeiro que nesta semana criticam as manobras do governo de Jair Bolsonaro para driblar o teto de gastos e lançar um bolsa família turbinado, chamado de Auxílio Brasil, com benefício de R$ 400 ao mês.
Segundo ele, o teto de gastos, lançado durante o governo de Michel Temer, caiu como uma âncora no Brasil em um momento de desarranjo fiscal. O Brasil, diz, ainda precisa de uma regra como essa para acalmar os agentes do mercado.
"A semana foi marcada por uma derrapada e é um erro flexibilizar a norma (do teto de gastos)