Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
Selic
Fundos de Investimentos

Com IPCA-15 em 12,03%, só 3 fundos de renda fixa superam a inflação nos últimos 12 meses; veja quais são

Parcela de ganho real, acima do IPCA-15 vai de % a %

Data de publicação:27/04/2022 às 09:12 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

O IPCA-15 de abril deu um esticão de 1,73% em relação aos 0,95% registrados em março. Com isso, o índice acumula uma variação de 12,03% em 12 meses, e apenas três fundos de renda fixa conseguem superar a inflação com um ganho real mais folgado no mesmo período.

Considerando os resultados até o dia 22 de abril, o Infinity Tiger Alocação Dinâmica FI RF contava com rendimento de 16,62%, o Infinity Lotus FI RF, de 15,50%, e o Sparta Debêntures Incentivadas Inflação FIC Incentivado Investimento Infraestrutura RF, de 14,09%. Portanto, esses fundos têm condições de engrossar o ganho real até o fim do mês.

FundoRend. 12 meses*Ganho real
Infinity Tiger Alocação Dinâmica16,62%4,10%
Infinity Lotus15,50%3,10%
Sparta Debêntures Incentivadas inflação14,09%1,83%
Fonte: Mais Retorno

Trata-se de um período em que entram na composição da rentabilidade os juros mais baixos, quando a Selic rodava um pouco acima de 2% ao ano. A elevação do juro básico da economia promovido pelo Comitê de Política Monetária (Copom) ao longo dos 12 meses para 11,75% vem colaborando para reforçar o retorno aos cotistas e superando a evolução do IPCA-15.

Particularmente esses três fundos de renda fixa que estão no topo de melhor desempenho contam com papéis de crédito privado, como as debêntures incentivadas, que renderam bem mais que os papeis atrelados à Selic e puderam, com isso, superar a inflação em 12 meses.

Outros fundos conseguiram superar nominalmente o IPCA-15 de 12,03% em 12 meses: o Schroder Premium 30 Advisory FI RF CP LP com 12,73% e o Infinity Select FI RF LP, com 12,66%. Com o desconto do imposto de renda, que varia conforme o prazo da aplicação, o ganho pode não cobrir a inflação.

O gráfico abaixo foi obtido pela ferramenta "Comparador de Ativos" da Mais Retorno que está aberta ao público temporariamente. Com ela, é possível relacionar o desempenho de diferentes investimentos e índices em diversos períodos.

IPCA-15
Fonte: Mais Retorno

Para ter uma ideia de como os juros mais elevados estão turbinando o rendimento dos fundos de renda fixa basta dizer que em fevereiro, 10 fundos de renda fixa conseguiram superar a inflação do mesmo mês, de 1,01%.

Já em março, o total dos que entregaram rendimento líquido real subiu para 124 em um universo total de 793 fundos da base de pesquisados pela Mais Retorno. Todos com rentabilidade a partir de 2,11%, em março, portanto acima da inflação de 1,62% e com parcela de ganho real mesmo depois do desconto do imposto de renda.

IPCA-15 X rendimento mensal

Trazendo a comparação para um recorte mensal e considerando o período de apuração do IPCA-15, que vai do dia 16 de um mês ao dia 15 do mês seguinte, o Sparta Debêntures Incentivadas Inflação consegue bater com folga a inflação com rendimento de 2,99%. O Infinity Lotus, com retorno de 1,81%, e o Infinity Tiger, de 1,80%, ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente, mas também superando o IPCA-15 de 1,73%.

Leia mais:

IPCA-15 salta 1,73% em abril e soma 12,03% em 12 meses, diz IBGE (maisretorno.com)
Bolsa despenca 11% e dólar sobe 5,27% em abril; até onde vão? (maisretorno.com)
Twitter e Musk podem ter de pagar multa se desistirem do negócio (maisretorno.com)
Tesla perdeu US$ 275 bi após Musk iniciar a compra do Twitter (maisretorno.com)
Governo conta com Lira para barrar Auxílio Brasil a R$ 600 (maisretorno.com)

Sobre o autor
Regina Pitoscia
Editora do Portal Mais Retorno.

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados