Empresa

A Cielo (CIEL3) chegou a exibir uma alta de até 3,91% nesta quarta-feira, 31, após o Banco Central (BC) ter autorizado pagamentos pelo Whatsapp. No fechamento dos negócios na B3, no entanto, o papel ficou cotado a R$ 3,72.

Como a Cielo se beneficia, afinal?

Cielo registra alta após BC autorizar pagamentos via WhatsApp - Foto: (Mika Baumeister/ Unsplash)

A empresa oferece serviços financeiros e atua como adquirente multibandeira, responsável pela captura, transmissão e liquidação financeira de transações com cartões de crédito e débito. Com isso, tende a aumentar suas receitas, com a cobrança de taxas dos comerciantes que utilizarem o WhatsApp Pay em suas transações. Afinal, as autorizações concedidas pelo BC são para transferência, depósito e pré-pago, domésticos, por Mastercard e Visa.

"Com a aprovação, o WhatsApp torna-se uma ótima opção de recebimentos para lojas virtuais, empresas de cobranças e outras nas quais o processo pode ser totalmente automatizado por bots", comenta Fabio Covolo Mazzo, software architect da Connectcom, empresa especializada em soluções e serviços de tecnologia.

Mais poder para o consumidor

No fim do ano passado, o Banco Central já havia alterado a dinâmica do mercado financeiro com a autorização do PIX, sistema de pagamentos instantâneos. Agora, com o WhatsApp Pay e a liberação das amarras do BC para fintechs e outras empresas, mais pessoas poderão ser incluídas no universo das transações sem que necessariamente sejam correntistas, como ocorria no passado ou tenham de arcar com altos custos nas operações. Assim como o PIX, a medida recém-anunciada tende a ser mais uma oferta de serviços ao consumidor.

WhatsApp Pay, o WeChat 2.0

Similar ao nosso WhatsApp, o WeChat, muito popular na China, fez sucesso com uma solução bancária parecida. De acordo com o portal Business of Apps, o número de transações por dia chegou a 1,1 bilhão em 2019. No brasil, são mais de 120 milhões de usuários do WhatsApp.

Imagem do autor

Repórter do Portal Mais Retorno.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mercado Financeiro
Empresa
Mercado Financeiro
Empresa
Veja mais Ver mais