Empresa

O fundador da XP, Guilherme Benchimol, anunciou na tarde desta sexta-feira, 12, que vai deixar o comando da empresa de investimento que fundou em 2001.

O empresário, que no ano passado entrou para a lista dos 20 brasileiros mais ricos do mundo, de acordo com a revista norte-americana 'Forbes', vai deixar a presidência da companhia a partir do dia 12 de mais, passando o bastão para o atual diretor de tecnologia e operações (CTO, na sigla em inglês), Thiago Maffra, executivo de 36 anos, na XP há seis anos.

Segundo comunicado da XP, Benchimol ocupará a presidência do conselho de administração da companhia. A estratégia do empresário é concentrar atenção no "crescimento, no desenvolvimento e na expansão de longo prazo da companhia", segundo comunicado divulgado pela XP.

Guilherme Benchimol deixa a XP
Guilherme Benchimol vai deixar a presidência da XP

"Tenho convicção que esse movimento me permitirá ter um foco ainda maior na construção do nosso futuro, garantindo que ficaremos mais fortes e melhor preparados para as próximas décadas", afirmou Benchimol, em comunicado divulgado nesta sexta-feira (leia a íntegra abaixo).

Quem é o novo presidente

Aos 36 anos, Thiago Maffra assume a presidência da companhia após uma carreira de seis anos na XP. Formado em administração de empresas pelo Insper em 2006, começou sua trajetória na XP como trader, operador de mesa e, mais recentemente, já como CTO, liderou o lançamento do cartão de crédito da XP.

Nas palavras de Benchimol, a escolha pelo executivo foi unânime. "Eu e toda a nossa diretoria fomos unânimes em escolhê-lo como a pessoa mais preparada para confiar a gestão do dia a dia da XP".

Leia abaixo a íntegra do comunicado de Benchimol

"Fico muito orgulhoso quando penso em tudo o que conquistamos até aqui, mas ainda mais animado quando penso em todas as oportunidades que temos pela frente.

Conseguimos estabelecer uma posição estratégica de liderança no mercado de investimentos, mas não podemos nos conformar. Estamos ainda no início da nossa trajetória e assim como um organismo vivo, é importante nos mantermos em constante evolução. Afinal, as habilidades e prioridades que nos trouxeram até aqui, podem não ser as mesmas que nos levarão para o futuro que queremos construir.

Em um mundo de transformações exponenciais, é preciso compreender todas as oportunidades que estão à nossa frente, e nos desafiarmos constantemente para permanecermos na vanguarda da inovação, da transformação e do crescimento, para que possamos atender com excelência aos nossos clientes e encantar os milhões de novos investidores e investidoras que ainda estão por vir.

Como fundador e sócio majoritário da XP, tomei a decisão de dedicar a maior parte do meu tempo e da minha energia ao crescimento estratégico da Companhia e às nossas principais iniciativas de inovação, expansão, parcerias e aquisições, além do desenvolvimento contínuo da nossa cultura e do nosso time, nossos ativos mais importantes. Para isso, anuncio hoje que estou assumindo a função de Presidente Executivo do Conselho de Administração da XP Inc.

Tenho convicção que esse movimento me permitirá ter um foco ainda maior na construção do nosso futuro, garantindo que ficaremos mais fortes e melhor preparados para as próximas décadas. Minha dedicação, disponibilidade e envolvimento com vocês e com toda a XP permanecerão os mesmos dos últimos vinte anos. Sou completamente apaixonado pelo que faço e pela empresa que tenho ajudado a construir, e seguirei 100% focado e comprometido com o longo prazo do nosso negócio. A XP é e continuará sendo a minha vida!

Também estou muito animado em dar as boas-vindas ao nosso novo CEO, Thiago Maffra, nosso atual Diretor de Tecnologia.

Eu e toda a nossa diretoria fomos unânimes em escolhê-lo como a pessoa mais preparada para confiar a gestão do dia a dia da XP. Tenho certeza que ele é um dos profissionais mais brilhantes e apaixonados com o qual já trabalhei e a pessoa certa para conduzir a empresa para outro nível de escala e impacto no mercado financeiro brasileiro.

Acreditamos que está na hora de acelerar e migrar de um modelo no qual a tecnologia “serve o negócio” para outro em que a tecnologia existe para “servir o cliente, de uma forma que funcione para o negócio”. Esse desafio sugere um modelo colaborativo, no qual produto, design, operações e tecnologia passam a estar totalmente integrados, olhando a jornada do cliente do início ao fim.

Como CTO, o Maffra liderou uma transformação digital sem precedentes e altamente bem-sucedida. Temos certeza que isso foi apenas o começo. Agora, com ele na função de CEO, que passa a exercer a partir de 12 de maio de 2021, estaremos ainda mais preparados e fortes para acelerar este processo."

IPO da XP Inc

Em 2019, a empresa realizou sua oferta pública inicial de ações (IPO) da XP Inc. A oferta foi classificada como a nona maior entre as principais bolsas de todo o mundo naquele ano, segundo a CNBC.

Com o IPO, a XP captou US$ 2,25 bilhões na bolsa americana Nasdaq. Na estreia, foi avaliada em US$ 14,9 bilhões.

Quem é a XP Investimentos

A XP Investimentos é uma corretora de valores especializada no modelo de assessores de investimentos independentes.

Ela é parte da XP Inc, que inclui outras marcas com serviços relacionados ao mercado financeiro, como a XP Educação, a XP Corretora de Seguros e a XP Private.

A empresa surgiu em 2001, em Porto Alegre, fundada por Guilherme Benchimol e Marcelo Maisonnave. Nessa época, foi criada como uma empresa de AAIs (agentes autônomos de investimentos).

Pouco depois, em 2005, surgiu a XP Gestão de Recursos, com o objetivo de administrar os ativos dos clientes.

Já em 2007, a empresa incorporou a Americainvest e, a partir de então, começou a atuar como corretora de valores.

Imagem do autor

Editor-chefe do Portal Mais Retorno.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Visualizar Comentários

Veja mais Ver mais