Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
dólar
Empresa

BTG lança stablecoin lastreada em dólar

Banco quer revolucionar investimento em dólar com blockchain com lançamento de BTG Dol

Data de publicação:05/04/2023 às 21:19 -
Atualizado um ano atrás
Compartilhe:

Nesta terça, 4, o BTG Pactual anunciou o lançamento de uma stablecoin própria, por meio da Mynt, plataforma de criptoativos do banco. A BTG Dol, primeira moeda lançada por um banco no mundo, será lastreada pelo dólar e tem como objetivo facilitar o investimento em dólar, de acordo com a Exame. 

O BTG Dol será uma criptomoeda estruturada como uma stablecoin, que é lastreada em um ativo do mundo real, o dólar americano (USD). Essa criptomoeda possui paridade de 1 para 1 com o dólar dos EUA, o que significa que a emissão de cada BTG Dol é lastreada por um dólar, garantindo que seu valor sempre se mantenha em 1 dólar.

dólar azul
BTG Dol terá paridade com dólar, lastreada pelo ativo do mundo real 

Facilidade e segurança 

A vantagem principal de se tratar de um ativo com paridade é a facilidade de entrar e sair do criptoativo, considerando uma moeda forte que a criptomoeda atrelará seu valor. Para o BTG, de acordo com informações da Exame, o principal objetivo do lançamento é a facilidade de “dolarização de investimentos", ou seja, tornar menos burocrático para que clientes possam investir em dólar. 

“Mais uma vez inovamos no uso de tecnologia financeira a favor dos nossos clientes. Ao comprar o BTG Dol, o investidor tem acesso à forma mais fácil, segura e inteligente de investir em dólar.”, disse André Portilho, head de Ativos Digitais do BTG Pactual, à Exame. 

Mesmo para aqueles que não se interessam por bitcoin e ethereum, as stablecoins podem transformar o mercado de câmbio tradicional. Isso porque as stablecoins lastreadas em dólares, como o BTG Dol, podem ser adquiridas com facilidade e segurança, permitindo um investimento ágil na moeda americana. 

Ao invés de investir em um fundo que compra dólares, os investidores podem comprar a criptomoeda diretamente, sem taxas, burocracia e com a garantia da posse da moeda em si, e não de um papel que representa participação na compra de dólares.

De acordo com o BTG Pactual, a custódia do lastro do BTG Dol também será realizada pelo banco, que garante e gerencia o lastro com todo o suporte de segurança necessário, incluindo processos de "due diligence", prevenção à lavagem de dinheiro e conformidade regulatória. 

Essa garantia torna, de acordo com o banco, a BTG Dol mais segura e mais estável que outras stablecoins no mercado, como a USDT, emitida pela Tether, o USDC, da Circle, e o BUSD, da Binance. 

"O fato de ser emitida em blockchain por uma empresa de capital aberto, que é rigidamente regulada por órgãos do mercado tradicional, garante camadas de segurança pouco comuns no mercado cripto, oferecendo aos investidores que buscam exposição ao dólar uma alternativa não apenas prática, mas muito confiável" disse Marcel Monteiro, head de Operações da Mynt. 

Leia mais 

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!