Logo Mais Retorno
bolsa
post

Bolsa fecha a semana em alta de 0,72%; dólar cai 1,93% no período

Investidores acompanharam fala de Powell, do Fed, em simpósio anual, o que trouxe mais cautela ao mercado

Data de publicação:26/08/2022 às 17:23 -
Atualizado 3 meses atrás
Compartilhe:

Em uma semana na qual os Estados Unidos esteve em evidência, a Bolsa fechou em alta de 0,72% e o dólar recuou 1,93%. No dia, o Ibovespa concluiu a sessão em queda de 1,09%, aos 112 mil pontos. A moeda americana caiu 0,67%, cotada a R$ 5,07.

Além dos dados econômicos sobre PIB e inflação, o mercado monitorou os dois primeiros dias do simpósio anual de Jackson Hole, promovido pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano), que reúne representantes dos principais BCs mundiais.

Bolsa
Após fala mais dura de Powell no simpósio de Jackson Hole, bolsas no mundo todo recuaram - Foto: Reprodução

O destaque ficou por conta do discurso de Jerome Powell, um dos momentos mais aguardados pelo mercado, que ocorreu nesta sexta-feira. Em sua fala, Powell enfatizou que os Estados Unidos devem seguir com a política monetária contracionista para controlar a inflação do país.

"O aumento de julho no intervalo da meta foi o segundo de 75 pontos-base em tantas reuniões, e eu disse então que outro aumento incomumente grande poderia ser apropriado em nossa próxima reunião".

Jerome Powell, do Fed, em evento

Para Leticia Sanches, especialista em renda variável da Blue3, os investidores estavam otimistas com a alta de 50 pontos-base para a próxima reunião do Fomc (Copom americano), devido à divulgação dos dados econômicos dos EUA nas últimas semanas. Mas parece que o jogo vai mudar.

"No entanto, no dia de hoje, após a declaração de Powell, eles seguem receosos de uma alta de juros agressiva para a próxima reunião, aumentando as apostas em uma alta de 75 pontos-base, fato que balançou as bolsas do mercado como um todo".

Leticia Sanches, da Blue3

O receio da continuidade de um aperto monetário mais agressivo tomou conta do mercado americano, com as bolsas de Nova York encerrando a sessão em forte queda.

Bolsas americanas/fechamento

  • S&P 500: -3,38% (405,32 pontos)
  • Dow Jones Industrial Average: -4,10% (12.605 pontos)
  • Nasdaq 100: -3,03% (32.283 pontos)

O dia na Bolsa

O Ibovespa seguiu a trajetória negativa dos mercados internacionais, com a fala de Powell deprimindo os principais índices financeiros mundiais.

Mas um outro componente ajudou a fortalecer a queda do principal índice da B3: a desvalorização das ações da Vale, cujos papeis fecharam em baixa de 1,17%.

Maiores altas

EmpresaTickerVariação
AlpargatasALPA4+7,66%
Pão de AçúcarPCAR3+3,22%
CieloCIEL3+1,90%
SLC AgrícolaSLCE3+0,94%
3R PetroleumRRRP3+0,92%

Maiores baixas

EmpresaTickerVariação
Natura & CoNTCO3-6,55%
UsiminasUSIM5-6,35%
CSNCSNA3-5,89%
AzulAZUL4-4,61%
TotvsTOTS3-4,27%
Fonte: B3

Commodities em alta

No campo das commodities, os contratos futuros de petróleo fecharam em alta mesmo com sessão volátil - o petróleo WTI registrou ganho de 2,90% e o Brent, de 2,37%. Já o minério de ferro seguiu um tom positivo, com uma alta de 3,01%.

Bolsas europeias fecham em baixa com Powell e BCE no radar

Já na Europa, os mercados acionários registraram quedas, nesta sexta-feira. Houve ganhos em parte do dia, mas com piora nas horas finais do pregão, conforme investidores avaliavam o discurso de Powell, do Fed.

Além disso, a confiança do consumidor veio pior que a previsão em um dado da Alemanha e um sinal de aperto monetário mais agressivo do Banco Central Europeu (BCE) também pesou.

Na agenda de indicadores, o índice de confiança do consumidor da Alemanha, elaborado pelo instituto GfK, recuou de -30,6 pontos em agosto a -36,5 para setembro, quando analistas esperavam queda menor, a -31,8. A leitura é a mais baixa desde o início da série histórica do dado, em 1991.

O quadro na economia europeia é de fraqueza, com incertezas no fornecimento de gás natural da Rússia, no contexto da guerra na Ucrânia e das sanções subsequentes contra Moscou.

Em relatório, o Morgan Stanley projeta que a inflação ao consumidor em agosto na zona do euro avance a 9,0%, enquanto os indicadores devem apontar para mais desaceleração na atividade

Com a inflação elevada, chamou a atenção nesta sexta-feira a notícia de que alguns dirigentes do
BCE desejam discutir uma eventual alta de 75 pontos-base nos juros em setembro. O aperto na política monetária tende a ser negativo para os mercados acionários. / com Agência Estado

Bolsas europeias/fechamento

  • Stoxx 600 (pan-europeu): -1,68% (426,09 pontos)
  • FTSE 100 (Londres): -0,70% (7.427 pontos)
  • DAX (Frankfurt): -2,26% (12.971 pontos)
  • CAC 40 (Paris): -1,68% (6.274 pontos)

Leia mais

Fed: foco é levar inflação dos EUA para 2%, diz seu presidente (maisretorno.com)
Fundos multimercado: conheça os 5 melhores e os 5 piores em 2022 (maisretorno.com)
Simpósio de Jackson Hole: entenda porque a edição de 2022 é importante (maisretorno.com)
PCE americano recua 0,1% em julho e atinge 6,3% de alta anual (maisretorno.com)

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

Inscreva-se em nossa newsletter

,