Bolsa opera entre perdas e ganhos, com decisões em Brasília no radar
Apesar do bom humor no mercado externo, na Bolsa local o clima é de cautela
O principal índice da Bolsa, o Ibovespa, começou esta segunda-feira, 19, em alta. Por volta das 10h25, o índice avança 0,18%, a 103.045 pontos. Em uma semana mais esvaziada de eventos, a atenção dos investidores segue voltada para o ambiente fiscal brasileiro.
O dólar opera em alta frente o real na manhã desta segunda, após a decisão do ministro Gilmar Mendes, do STF, na noite de domingo, 18, de que o pagamento do Auxílio Brasil, que voltará a se chamar Bolsa Família, não está inscrito na regra do teto de gastos, garantindo a legalidade de se pagar o benefício através da abertura de crédito extraordinário, sem necessidade de mudança constitucional.
Bolsas Internacionais
Os mercados europeus registram alta nesta segunda-feira, após alguns dias turbulentos, com sinalizações agressivas dos principais bancos centrais sobre aperto na política monetária em 2023.
Em Wall Street, os índices futuros operam em leve alta, com atenções voltadas aos dados do PIB trimestral e da inflação (PCE) que saem por lá nesta semana.
As bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta segunda-feira, 19, em meio a temores de recessão global diante do aperto monetário promovido por grandes bancos centrais do Ocidente e preocupações renovadas com a situação da covid-19 na China. / Com Agência Estado.
Leia mais: