Logo Mais Retorno
bolsa
Mercado Financeiro

Bolsa abre em queda, com exterior negativo, mas reage com petroleiras e Vale; dólar sobe

Com eleições no radar, bolsa brasileira opera estável e dólar avança

Data de publicação:05/10/2022 às 10:47 -
Atualizado 2 meses atrás
Compartilhe:

Depois de abrir em queda, a bolsa brasileira inverteu o sinal e apresenta leve alta de 0,28% aos 116.553 pontos, às 12h00, reanimada com o setor petroleiro. No mesmo horário, o dólar operava em alta de 1,29%, cotado a R$ 5,24.

O dia mais negativo lá fora reflete a perspectiva de que a tese sobre a possibilidade de os bancos centrais diminuírem o ritmo de alta de juros não deve se concretizar. Por aqui, segue no radar dos investidores o segundo turno das eleições.

bolsa
Bolsa engata alta beneficiada pelas ações de Petrobras e Vale | Foto: Reprodução

Petrobras tem alta de 2,30% neste início de tarde; PetroRio, 3,03%; 3RPetroleum, 4,05%. Papéis da Vale, empresa com maior peso no índice, sobem 1,64%.

O dólar sobe na manhã na esteira da realização de lucros e valorizações da moeda americana e dos retornos dos Treasuries no exterior, enquanto as bolsas passam por correção técnica, após rali nas últimas duas sessões.

"O dólar global ainda é o ativo mais seguro durante o momento de incerteza, segue sendo muito forte. Por consequência, desvaloriza a moeda dos países emergentes, Brasil incluso."

Leonardo Paiva, analista do BTG Pactual Digital

O petróleo do tipo Brent opera em alta de 0,93%, com o barril do petróleo sendo cotado a U$ 92,65. Papéis da Petrobras caem 0,06%. Agências noticiaram que a Oganização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (Opep+) concordou com corte na produção da commodity.

Bolsas Internacionais

No mercado americano, principais índices recuam. Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq operam em queda de 0,75%, 0,89% e 1,31%, respectivamente.

As bolsas asiáticas encerraram em alta nesta quarta-feira, impulsionadas por um segundo dia positivo em Wall Street na véspera. Na volta de um feriado, o índice Hang Seng saltou 5,9% em Hong Kong, a 18.087,97 pontos, liderando os ganhos na Ásia. Em outras partes da região, o japonês Nikkei subiu 0,48% em Tóquio, a 27.120,53 pontos, o sul-coreano Kospi avançou 0,26% em Seul, a 2.215,22 pontos. Na China continental, os mercados estão fechados nesta semana devido a um feriado.

O apetite por risco se manteve na Ásia, depois dos sólidos ganhos do pregão anterior, à medida que um rali nas bolsas de Nova York se estendeu pelo segundo dia consecutivo ontem./Com Agência Estado.

Sobre o autor
Mari Galvão
Repórter de economia na Mais Retorno

Inscreva-se em nossa newsletter

,