Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
bolsa
Economia

Bolsa abre em alta, em dia de decisões de política monetária

Mercado oscila, com investidores monitorando decisões de política monetária

Data de publicação:21/09/2022 às 10:45 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

Nesta Superquarta, com decisão de política monetária aqui no Brasil e nos Estados Unidos, a bolsa começou o dia em alta de 0,49%, a 113,066 pontos, depois passou a recuar 0,13%, rondando a estabilidade. Na abertura, o dólar futuro operava em leve queda, de 0,38% cotado a R$5,13. Papéis da Petrobras avançam, sendo puxados pela alta no petróleo do tipo Brent.

Mercado brasileiro segue de olho nas sinalizações sobre quais serão os próximos rumos das autoridades financeiras. A expectativa dos investidores para a decisão sobre a taxa Selic é que o Comitê de Política Monetária deverá manter a taxa em 13,75%, confirmando o fim do ciclo de alta de juros no comunicado. Por outro lado, também existe a hipótese de que o Copom aumente a taxa em 0,25 ponto percentual, para 14,00%, o que seria uma surpresa.

fundos de ações
Bolsa abre o dia em alta, na casa dos 113 mil pontos | Foto: Reprodução

Nos Estados Unidos, o temor de uma alta forte nos juros é maior, com mercado agindo com cautela à espera da decisão sobre o intervalo da taxa Fed Funds, às 15:00. A maior expectativa é para uma alta de 0,75 pontos percentuais, enquanto alguns investidores consideram até uma alta maior, de 1%.

Dia promete volatilidade, lembrando que a decisão nos Estados Unidos sai com o mercado aberto, o que é um diferencial e na hora veremos um spike para algum dos lados nas bolsas.

Jerson Zanlorenzi, Head da mesa de ações e derivativos do BTG Pactual Digital

Bolsas internacionais

Em Wall Street, índice Dow Jones abre em alta de 0,56%, enquanto Nasdaq avança 0,23% e o S&P 500 registra alta de 0,53%, de olho na decisão do Fomc e com expectativa para às falas do presidente do Fed, Jerome Powell, a partir das 15h30, no horário de Brasília.

Bolsas asiáticas fecharam em queda nesta quarta-feira, seguindo o comportamento dos índices americanos, que recuaram ontem à espera de uma elevação forte no intervalo da taxa de juros pelo Federal Reserve. O índice japonês Nikkei fechou em queda de 1,36%, enquanto o Shangai recuou 0,17%.

Mercado europeu também opera com cautela, registrando leve alta nas bolsas, aguardando novo comunicado de política monetária americana e na véspera da decisão pelos juros no Banco da Inglaterra.

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados