Bolsa abre em alta, em dia de decisões de política monetária
Mercado oscila, com investidores monitorando decisões de política monetária
Nesta Superquarta, com decisão de política monetária aqui no Brasil e nos Estados Unidos, a bolsa começou o dia em alta de 0,49%, a 113,066 pontos, depois passou a recuar 0,13%, rondando a estabilidade. Na abertura, o dólar futuro operava em leve queda, de 0,38% cotado a R$5,13. Papéis da Petrobras avançam, sendo puxados pela alta no petróleo do tipo Brent.
Mercado brasileiro segue de olho nas sinalizações sobre quais serão os próximos rumos das autoridades financeiras. A expectativa dos investidores para a decisão sobre a taxa Selic é que o Comitê de Política Monetária deverá manter a taxa em 13,75%, confirmando o fim do ciclo de alta de juros no comunicado. Por outro lado, também existe a hipótese de que o Copom aumente a taxa em 0,25 ponto percentual, para 14,00%, o que seria uma surpresa.
Nos Estados Unidos, o temor de uma alta forte nos juros é maior, com mercado agindo com cautela à espera da decisão sobre o intervalo da taxa Fed Funds, às 15:00. A maior expectativa é para uma alta de 0,75 pontos percentuais, enquanto alguns investidores consideram até uma alta maior, de 1%.
Dia promete volatilidade, lembrando que a decisão nos Estados Unidos sai com o mercado aberto, o que é um diferencial e na hora veremos um spike para algum dos lados nas bolsas.
Jerson Zanlorenzi, Head da mesa de ações e derivativos do BTG Pactual Digital
Bolsas internacionais
Em Wall Street, índice Dow Jones abre em alta de 0,56%, enquanto Nasdaq avança 0,23% e o S&P 500 registra alta de 0,53%, de olho na decisão do Fomc e com expectativa para às falas do presidente do Fed, Jerome Powell, a partir das 15h30, no horário de Brasília.
Bolsas asiáticas fecharam em queda nesta quarta-feira, seguindo o comportamento dos índices americanos, que recuaram ontem à espera de uma elevação forte no intervalo da taxa de juros pelo Federal Reserve. O índice japonês Nikkei fechou em queda de 1,36%, enquanto o Shangai recuou 0,17%.
Mercado europeu também opera com cautela, registrando leve alta nas bolsas, aguardando novo comunicado de política monetária americana e na véspera da decisão pelos juros no Banco da Inglaterra.