videos

O que é o COPOM e como funciona?

O que é o COPOM e como funciona? Você sabe o que é COPOM e como funciona este órgão? No vídeo de hoje, Arthur Lula explica…

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:28/08/2020 às 12:58 - Atualizado 4 meses atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

Você sabe o que é COPOM e como funciona este órgão?

No vídeo de hoje, Arthur Lula explica tudo sobre o COPOM e sua importância para o mercado financeiro e para a economia.

COPOM é a sigla para Comitê de Política Monetária.

Este órgão foi criado na estrutura do Banco Central do Brasil, no ano de 1996 com o intuito de estabelecer as diretrizes da política monetária do país, além de acompanhar a evolução da taxa básica de juros, a famosa taxa SELIC.

O COPOM conta com o presidente do Banco Central como membro, na posição de presidente do comitê mais especificamente, que também é quem detém o voto e qualidade no comitê.

Os demais membros fazem parte das demais estruturas da diretoria colegiada do banco.
A reunião do COPOM segue um rito próprio, voltado à embasar da melhor forma possível as decisões que dali sairão.

Em um primeiro momento, os membros do comitê assistem a apresentações técnicas do corpo funcional do Banco Central, que dizem respeito a evolução e perspectivas da economia nacional e das estrangeiras. Há uma preocupação em sinalizar as condições de liquidez e do comportamento dos mercados.

Na fase seguinte, os membros do COPOM se voltam a discussão das decisões a serem tomadas, que devem ser embasadas na avaliação do cenário macroeconômico e os principais riscos ligados a eles.

Todos os membros do Comitê tem direito a voto, que é aberto. As decisões do COPOM devem objetivar, primordialmente, o controle da inflação, que no Brasil é medido pelo IPCA - Índice de Preços ao Consumidor.

Se pudéssemos resumir os principais temas discutidos nas reuniões do COPOM, teríamos a seguinte lista:

  • Dinâmica e reservas internacionais;
  • Atividade econômica do país;
  • Dinâmica e reservas internacionais;
  • Mercado de câmbio;
  • Mercado monetário.

As reuniões do COPOM acontecem 8 vezes a cada ano (a cada 45 dias), sendo que o calendário dos encontros é divulgado até o mês de junho do ano anterior.

As decisões tomadas no comitê são divulgadas no mesmo dia da reunião por meio de Comunicado no site do Bacen. As atas são publicadas no prazo de até seis dias úteis após a data da realização das reuniões.

A cada trimestre, o COPOM também divulga o Relatório de Inflação, que analisa a evolução recente e as perspectivas da economia, em especial da inflação.

E aí, gostou? Ficou com alguma dúvida? Conta aqui nos comentários!

Ficou com algum dúvida? Deixe aqui também ou envie um e-mail para contato@maisretorno.com

Bons investimentos! 

Siga nosso conteúdo na rede
Telegram
Leia mais aqui.
Podcast
Instagram: @mais_retorno
Facebook: Mais Retorno
Twitter: @mais_retorno
Linkedin: Mais Retorno

Sobre o autor
Equipe Mais RetornoA Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Alfa de Jensen

Alfa de Jensen

O que é Alfa de Jensen? Alfa de Jensen, ou simplesmente Alfa, é uma medida utilizada para determinar qual foi o excedente sobre o resultado estimado...

  CONTINUAR LENDO
Mais termos relacionados: