Economia

As agências bancárias da cidade de São Paulo devem fechar no período de feriados antecipados pela prefeitura, para tentar conter o avanço da pandemia. Na prática, isso significa que os bancos fecham e ficam sem dar expediente ao público nas agências durante dez dias, a partir de 26 de maço até 4 de abril.

O atendimento bancário em locais que anteciparem os feriados será de forma digital, por meio de celular, internet e caixas eletrônicos. Segundo a Febraban, mesmo onde for possível, o atendimento presencial será limitado aos casos absolutamente necessários. Um atendimento que, frisa em nota a entidade representativa dos bancos, “dependerá do teor dos respectivos decretos municipais”.

Fachada de Agência do Banco do Brasil.

É importante ficar atento a fraudes nessas ocasiões de feriados prolongados. Criminosos se aproveitam da ocasião para oferecer serviços em troca de fornecimento de senha e outros dados sigilosos do correntista.

Como pagar suas contas nesse período

O vencimento das contas não muda mesmo que no período em que os bancos fecham. Para o Banco Central, esses dias não serão considerados feriados bancários. A Febraban orienta que as datas originais de vencimento dos compromissos sejam respeitadas, com pagamento por meio dos canais digitais e dos caixas eletrônicos.

Atendimento do INSS também é suspenso

As agências do INSS também permanecerão fechadas de 26 de março a 1º de abril. Como 3 e 4 caem no fim de semana, a reabertura vai acontecer no dia 5 de abril.

O segurado que já tinha atendimento presencial marcado, para resolver questões ligadas à documentação ou até mesmo para passar por uma perícia médica, terão de fazer um reagendamento.

O INSS entrará em contato com os segurados que tinham atendimento previsto para esses dias. No entanto, quando os dados do cadastro estiverem desatualizados, não será possível fazer essa comunicação. Por isso, os segurados devem evitar se dirigir a uma agência para não perder a viagem.

A decisão de suspender o atendimento nesses dias vem em cumprimento à decisão da Prefeitura de antecipar os feriados na Capital.

O Decreto Municipal nº 60.131/2021 antecipa cinco feriados: Corpus Christi e Consciência Negra de 2021 e aniversário da cidade, Corpus Christi e Consciência Negra de 2022. O objetivo é ampliar o isolamento social para conter o avanço da covid-19 na capital paulista.

Imagem do autor

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Economia
Economia
Economia
Economia
Veja mais Ver mais