Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Viés de Automação

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:08/11/2019 às 13:57 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é o viés de automação?

Viés de automação é um tipo de viés cognitivo, que narra a tendência humana de confiar mais no parecer de sistemas tecnológicos automatizados do que confiam nos pareceres de outros seres humanos.

Em outras palavras, o viés de automação é o motivo pelo qual acreditamos que seres humanos são mais falhos e/ou menos válidos, quando comparados com algoritmos.

À primeira vista, faz todo sentido, concorda? Afinal de contas, a própria definição padrão de um algoritmo é como "procedimentos precisos, não ambíguos, mecânicos, eficientes e corretos", o que na nossa cabeça é praticamente um sinônimo para perfeito.

Contudo, se analisarmos mais de perto, veremos que as coisas não são tão simples. O uso da automação, em especial a partir do desenvolvimento da inteligência artificial, é um grande desafio para empresas e profissionais de todos os ramos, do piloto automático de um avião a processos de contratação de funcionários e, claro, no gerenciamento do seu rico dinheirinho.

O que é um viés?

Antes de nos aprofundarmos mais nos perigos oferecidos pelo viés de automação, é importante destacar o que é verdadeiramente são os vieses cognitivo.

O chamado viés cognitivo engloba todo e qualquer erro no processamento de informações do mundo exterior pelo cérebro humano, que apesar de sua aparência perfeitamente lógica, acaba por gerar uma falha na maneira como julgamos a nossa realidade.

Se você estiver sob o efeito do viés de confirmação, por exemplo, tenderá a buscar apenas as informações que comprovem as opiniões que você já tem. Se o viés da vez for a heurística do afeto, entretanto, a propensão será tomar decisões com base em qual opção te deixa emocionalmente mais confortável - mesmo que não seja a melhor racionalmente. Sem falar no viés do resultado, heurística da disponibilidade, efeito avestruz, negligência de probabilidade, ilusão monetária … Ufa, a lista é enorme!

Mas cabe a nós pontuar: nada (ou pouquíssimo) disso é consciente. Na verdade, em nossas cabeças, temos ótimos argumentos para fazer o que fazemos e perceber que se trata de um viés exige muita reflexão.

No caso do viés de automação não é diferente: confiar indiscriminadamente nos sistemas automatizados parece fazer todo sentido - mesmo que questioná-los, muitas vezes, seja o melhor a ser feito.

Como o viés de automação afeta o seu cotidiano?

Ensinar às máquinas a contratar pessoas já gerou um problemão em grandes empresas como a Amazon. Isso porque o deep learning, método para "ensinar" sistemas de inteligência artificial a realizar tarefas a partir de padrões óbvios para os seres humanos, usa informações históricas para aprender melhor sobre nossos padrões.

Ou seja, se o maior número de contratações na última década foi de homens brancos, qualquer termo relacionado a grupos opostos (mulheres e negros, por exemplo) são pior classificados no ranking de seleção.

O resultado: o padrão, que por vezes não é benéfico é mantido. Sem falar que o objetivo principal desse tipo de automação, que é justamente combater a influência dos vieses humanos sobre as decisões de contratação, não está sendo cumprido.

O sistema automatizado, nesse caso, não gera necessariamente escolhas melhores - logo, acreditarmos indiscutivelmente nisso é parte do viés de automação.

Agora se lembre que há uma tendência na adoção dos algoritmos para automatizar de tudo - até os investimentos.

Enviesados, podemos apenas comemorar e acreditar que podemos sentar e relaxar enquanto um computador ganha dinheiro para nós. Contudo, como podemos perceber, estamos longe desse mundo ideal e nos render ao viés de automação pode render prejuízos aos negócios, aos funcionários e, sem dúvidas, ao seu bolso.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados