Última modificação em 14 de julho de 2020

O que é Tesouro IPCA?

No Tesouro Direto, há títulos públicos atrelados a indexadores da economia, como é o caso do Tesouro IPCA. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é calculado pelo IBGE e mostra a variação dos preços praticados no comércio. Ele é considerado o indicador oficial da inflação brasileira.

O Tesouro IPCA é um título pós-fixado, em que o investidor não sabe o valor exato que receberá na hora do resgate, mas tem uma previsão de qual será o montante. Isso porque a sua remuneração é dada por uma taxa prefixada, além de acompanhar a variação do IPCA no futuro.

Na prática, isso significa que o investidor acaba se protegendo da inflação a longo prazo. Afinal, como recebe a rentabilidade prefixada mais o que oscilar o IPCA, podemos dizer que sempre haverá retorno em termos reais (acima da inflação).

Vale ressaltar que Tesouro IPCA é o nome dado para as NTN-Bs (Notas do Tesouro Nacional, Série B) negociadas na plataforma do Tesouro Direto. Na prática são os mesmos títulos e por isso você pode ver as nomenclaturas diferentes em alguns lugares.

Como funciona o Tesouro IPCA

O Tesouro IPCA se divide em duas opções: com ou sem o pagamento dos juros semestrais.

Venda antecipada

Uma característica importante do Tesouro IPCA está na oscilação do seu valor de mercado, o que pode influenciar o valor de resgate, caso ele seja feito antes da data do vencimento. Ou seja, ao fazer a venda antecipada, pode haver valorização ou desvalorização do título.

Isso acontece porque o valor é atualizado diariamente. Por isso, se o investidor mantém o título até o vencimento, receberá a remuneração exata que era esperada, caso contrário, não há nenhuma garantia.

Detalhes do Tesouro IPCA

As principais características do Tesouro IPCA são:

Como visto, além da variação do índice da inflação, o Tesouro IPCA tem uma rentabilidade prefixada (como 3% ao ano, por exemplo). O investimento mínimo neste título é de cerca de R$ 40,00.

Há papéis com vencimento no médio e, principalmente, no longo prazo. Exemplos: 2026, 2030, 2035, 2040, 2045 e 2055.

Custos

Os custos para investir no Tesouro IPCA são os mesmas para outros títulos do Tesouro Direto:

Para investir no Tesouro Direto, é preciso abrir uma conta na corretora ou banco que esteja habilitado a realizar esse tipo de operação. Depois de fazer a transferência bancária, o investidor pode utilizar a plataforma da corretora para acessar o Tesouro Direto ou utilizar o sistema do governo diretamente.

Como Investir nos Melhores Fundos

Termo do dia

IBAN

Entenda como o IBAN funciona na identificação de contas funciona e como ele é composto.

Veja outros termos