Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Tarifa Externa Comum

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:28/10/2020 às 18:13 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é Tarifa Externa Comum?

A Tarifa Externa Comum (TEC), também conhecida como Tarifa Externa do Mercosul, é um conjunto de tarifas que são cobradas sobre a importação tanto de produtos quanto de serviços de empresas dos países-membros do Mercosul — Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina.

Essa tarifa tem como base a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) para produtos e serviços e esse conjunto foi criado para que a competitividade fosse estimulada entre os países participantes. A estrutura da TEC é formada por 11 níveis diferentes de alíquotas, que podem ir de 0% a 20% e aumentam a cada 2%.

O produto que tem o maior valor agregado é o que tem uma Tarifa Externa Comum maior. A definição, nesse caso, é feita de acordo com a cadeia produtiva  de cada um. Isso significa que as matérias-primas podem ter variações de 0 a 12%, os bens de capital  variam de 12 a 16% e, por fim, os bens de consumo têm variação de 18 a 20%.

Como é feita a seleção de produtos para a incidência da Tarifa Externa Comum?

O primeiro passo para entender como a seleção de produtos para a incidência da TEC é feita, é entender como funciona a NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul). Essa classificação é utilizada na cobrança de outros impostos, como o Imposto de Importação (II), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

A NMC é composta por oito dígitos, em que os seis primeiros correspondem, em pares, ao capítulo, à posição e também à subposição do bem no Sistema Harmonizado — um método internacional de classificação fiscal de mercadorias. Já os dois últimos fazem parte de uma classificação exclusiva para os países do Mercosul.

Como a Tarifa Externa Comum funciona?

A distribuição das alíquotas da Tarifa Externa Comum é divulgada em uma tabela que é disponibilizada pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Sendo assim, sempre que a tarifa sofre alterações, a listagem é atualizada.

A estrutura das tarifas é sempre definida de acordo com o grau de elaboração do produto, de toda a sua cadeia produtiva e o resultado da produção. De acordo com o Portal Siscomex, a estrutura precisa ter os seguintes critérios:

  • baixa dispersão;
  • pequeno número de alíquotas;
  • seis dígitos no nível de agregação — para o qual sejam definidas as alíquotas;
  • homogeneidade em relação às taxas de proteção efetiva (importação) e de promoção efetiva (exportações).

A TEC ainda conta com uma lista de exceções para a aplicação da alíquota. Chamada de Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum (LETEC), é utilizada para permitir aos Estados que fazem parte do Mercosul a aplicação de alíquotas diferentes das previstas pelo acordo.

Quais são as exceções da Tarifa Externa Comum?

Como dito logo acima, a TEC tem uma lista de exceções em que os mecanismos de ajuste têm prazos bastante definidos para convergirem posteriormente aos níveis de cobrança dos demais produtos. A lista contém em torno de 100 códigos temporários que podem contemplar alíquotas inferiores ou superiores à TEC.

A única exigência é que não ultrapassem os níveis tarifários consolidados pela Organização Mundial de Comércio (OMC). Essas alíquotas podem ser alteradas a cada 6 meses e podem ser incluídas em até 20% dos códigos temporários. A lista de exceções do Brasil inclui:

  • bens de capital;
  • bens de informática e telecomunicações;
  • produtos com códigos classificados pelo Mercosul como parte da Política Automotiva do Mercosul (PAM), ou seja, veículos, partes e peças automotivas;
  • produtos em desabastecimento no mercado interno.

A LETEC brasileira, que é vigente até o dia 31 de dezembro de 2021, pode ter a inclusão, exclusão ou manutenção de itens feita por qualquer empresa. Esse processo é feito por meio da apresentação de uma carta de encaminhamento assinada pelo seu representante legal com os formulários devidamente preenchidos.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados