Open Nav

Golden Coffin

O que é golden coffin?

Golden coffin (caixão dourado, na tradução para o português) é o nome dado ao pacote de benefícios concedido aos herdeiros de executivos de alto escalão, quando eles falecem ainda empregados.

Parte integrante de um golden parachute, conjunto de benesses criado para compensar o encerramento de um contrato de trabalho, ele é estipulado prevendo não só o falecimento, mas também as outras situações em que ele pode ser acionado, como incapacidade parcial ou total, por exemplo.

Por conta disso, um golden coffin normalmente contempla uma combinação entre as opções abaixo:

  • Auxílio nos trâmites necessários para o pagamento da indenização pela companhia de seguros;
  • Pagamento de salários não recebidos;
  • Stock options: as ações são liberadas para a negociação antes do prazo.

Além das outras que já fazem parte dos pacotes de remuneração:

  • Fundo de pensão;
  • Seguro-saúde;
  • Bônus em dinheiro;
  • Seguro D&O, para os casos em que os gestores são acionados na Justiça pelos seus atos em relação à empresa.

Por que os golden coffins são tão polêmicos?

Enquanto alguns apontam para os custos que esses programas representam para as empresas de capital aberto, outros se amparam nas estatísticas para mostrar que, apesar de previstos como mecanismo de retenção de talentos, eles raramente são executados integralmente.

Adicionalmente, usam como argumento o fato de que, enquanto contratado da empresa, o executivo maximizará o seu retorno, mais do que compensando por qualquer indenização que possa receber por ocorrência de um imprevisto.

Como surgiram os pacotes de remuneração dos quais fazem parte os golden coffins?

Eles surgiram nos EUA durante os anos 80, época em que os junk bonds começaram a ser emitidos em larga escala para viabilizar a aquisição hostil de empresas. Esses papéis tinham por finalidade gerar ganhos para os investidores via a compra de companhias que, por problemas de gestão, valiam menos que a soma dos seus ativos.

Conforme eram desmembradas e vendidas, seus principais executivos recebiam as suas indenizações, o que tornou esse processo rotineiro e propenso a excessos. Conforme os detalhes desses pacotes se tornavam públicos, os acionistas das empresas começaram a se sentir incomodados.

Qual o caso mais inusitado de golden coffin?

Empresas de contratação de executivos costumam mencionar um dos primeiros golden coffins de que se tem conhecimento. Seu titular era Armand Hammer, que trabalhava em uma empresa petrolífera.

Seu contrato estipulava um pagamento de salário até o seu 99º ano de vida, independentemente de se estivesse vivo ou não. Hammer faleceu os 92 anos de idade.

Por que os golden coffins se tornaram menos comuns após a crise de 2008?

Apesar da crise de 2008 ter colocado os holofotes nas fragilidades do sistema financeiro internacional, turbinado pelo sistema de remuneração agressivo pago aos banqueiros, a verdade é que os executivos de grandes empresas também ficaram com a fama de gananciosos e irresponsáveis.

Como resultado da pressão exercida pela opinião pública, as próprias autoridades reguladoras passaram a exigir mais transparência na divulgação de dados de remuneração, além das justificativas para os valores acordados. Os efeitos de medidas como essa não demoraram para aparecer.

Na época, a Royal Dutch Shell, uma petroleira europeia, teve o pacote de remuneração de seus executivos rejeitado por 59% de seus acionistas, mostrando o descontentamento geral com a forma como salários, bônus e outros benefícios eram negociados.

Assim, os anos de dificuldade econômica enterraram a supremacia dos executivos com super salários, que desde então perderam seu poder para os próprios conselhos de administração e para os investidores institucionais que, auxiliados pelas empresas de orientação de votos, passaram a cobrar de forma mais incisiva os gestores, como também os seus resultados.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados