O que é o Focalismo?

Focalismo (ou ainda Focalism, de acordo com o termo original em Inglês) é o nome dado a um tipo específico de viés cognitivo, segundo o qual nós possuímos a tendência mental, como seres humanos, de nos ampararmos na primeira informação recebida durante um processo de tomada de decisão - desde uma negociação a um pedido de namoro, passando inclusive pela compra e venda de ativos.

O Focalismo é considerado um importante agente em outros vieses e fenômenos psicológicos, como veremos mais adiante neste artigo, atuando como uma espécie de causa e também de reforço.

Por ora, vale sermos mais incisivos quanto à sua própria natureza: a de tendência. Como podemos notar na descrição, o Focalismo não atua como uma verdade absoluta: não somos obrigados a segui-lo, nem morreremos imediatamente se o criticarmos o optarmos por irmos contra o nosso próprio padrão já estabelecido. Não é como respirar, entende?

A grande questão do Focalismo é que dificilmente o questionamos. Para sermos mais sinceros, dificilmente até o percebemos. Assim, ele ganha força atuando nas sombras e se concretizando em diversos comportamentos (e escolhas!) do nosso dia a dia.

Isso se dá, é claro, porque ele é antes de tudo um viés cognitivo. Veja bem: todo viés é, por definição, uma falha lógica do cérebro, que processa informações equivocadas como corretas apenas porque parecem fazer sentido à primeira vista.

É o que te faz mais otimista do que a realidade quando se trata do futuro (oi, viés de otimismo!), mais tendencioso ao buscar apenas as informações que confirmem o seu ponto de vista atual (tudo bem, viés de confirmação!) ou ainda voltar com o(a) traste do(a) seu(ua) ex. Ah, esse é o viés da emoção desbotada, prazer!

O cérebro não se dá conta de que está errando nesses pontos até que leve uma bela de uma sacudida da vida ou de artigo como este. Não é por nada não, mas se fôssemos você, prestaríamos bastante atenção para aprender dessa última forma - a primeira tende a não ser das mais divertidas.

Como Investir nos Melhores Fundos

Como o Focalismo se apresenta no dia a dia?

O primeiro passo para resolver um problema é admitir que ele existe. E quando se trata de Focalismo, admitir é sinônimo de reconhecer que certas atitudes suas não eram (ou são) tão racionais quanto você pensava.

Para ajudar nesse reconhecimento, lançamos mão de outros dois fenômenos psicológicos: a ancoragem e a heurística da ancoragem. Se acalma que os dois são diferentes e você já vai entender o porquê.

A ancoragem é caracterizada como o ato de "levar em consideração uma informação que parece relevante, mas não é, para determinar o valor de um certo ativo".

Por sua vez, a heurística da ancoragem dita que há um procedimento automático no cérebro para tomar um decisão com base na ancoragem.

Assim, o Focalismo é a tendência de se ancorar, a ancoragem é o ato de se ancorar e a heurística da ancoragem a aplicação desses dois primeiros no processo de fazer escolhas.

Como em uma receita de bolo, cada um desses "ingredientes" tem o seu papel. O bolo, contudo, não é dos mais saborosos. Pelo contrário, tem o potencial de causar de uma baita dor de barriga (ainda que esta seja apenas mental), através de atitudes irracionais como:

Como Investir nos Melhores Fundos

Termo do dia

Backtest

O que é Backtest? Também chamado de backtesting, o backtest é um tipo de teste que se faz usando dados históricos relevantes, a fim de prever…