Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Contas Públicas

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:29/04/2020 às 20:36 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que são contas públicas?

As contas públicas correspondem à contabilidade dos gastos e das receitas de um governo.

Nessas contas inclui-se a arrecadação de impostos e outras fontes de captação. Esse dinheiro destinado aos cofres públicos serve – ou pelo menos deveria servir – para construção e manutenção de qualquer patrimônio público, além de projetos que possam beneficiar e garantir segurança à população em geral. 

Se o governo gastar mais do que for arrecadado tem-se uma situação deficitária. Do contrário, se for arrecadado mais do que for gasto, a situação é superavitária. 

Embora a explicação sobre o que são as contas públicas pareça simples, estas por sua vez são bastante complexas e, portanto, dividem-se em três diferentes níveis:

  1. Nominal: é o resultado das contas em que incluem-se os efeitos da inflação e do pagamento de juros sobre o fluxo de receitas e despesas do governo.
  2. Operacional: é o resultado das contas públicas adicionado aos pagamentos de juros, mas sem os efeitos da inflação.
  3. Primário: é resultado real das contas públicas, sem a inclusão de despesas com juros ou inflação. Ou seja, este resultado mensura se o governo do país gastou na mesma proporção de suas receitas ou não.

O Brasil está entre os países que mais cobram tributos e impostos de seus moradores, empresários e sociedade de modo geral, correspondendo a aproximadamente 38% da economia nacional.

Quais são os principais impostos arrecadados pelas contas públicas?

Os impostos aqui listados podem, por vezes, ser cobrados de pessoas físicas ou de pessoas jurídicas, ok? No Brasil, são divididos em três esferas governamentais: federais, estaduais e municipais.

Federais:

II – Imposto de Importação: incide sobre os produtos comprados em território estrangeiro. De acordo com o artigo 153 I da Constituição Federal, é de responsabilidade da União.

IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados: destinado exclusivamente aos donos de indústrias, pelo valor atribuído ao produto fabricado nacionalmente. 

IOF  – Imposto sobre Operações Financeiras: cobrado em operações ligadas à movimentação de capital em instituições financeiras. Também recai sobre operações de câmbio, crédito ou de seguro. 

IRPJ – Imposto de Renda Pessoa Jurídica: tributo que incide sobre a renda bruta das empresas.

IRPF – Imposto de Renda Pessoas Física: incide sobre a renda de cada trabalhador brasileiro, caso esteja acima de um valor previamente estimado.

ITR – Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural: cobrado exclusivamente de propriedades rurais. 

COFINS – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social: cobrado de empresas a partir de pequeno porte. 

CIDE – Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico: incide sobre o gás natural, petróleo e seus derivados. 

CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido: incide sobre a renda líquida de pessoas em cadastro jurídico.

INSS - Instituto Nacional do Seguro Social: cobrado com finalidade de manutenção da aposentadoria social do país, recolhido tanto de pessoas físicas quanto jurídicas.

FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço: incide sobre a renda do trabalhador brasileiro com carteira assinada, devendo ser depositado pelo empregador. 

PIS (Programa de Integração Social) ou PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público): compreendem possíveis abonos e também possui relação com o seguro-desemprego. 

Estaduais

ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços: imposto cobrado sobre serviços de importação, telecomunicações, transportes, entre outros.  

ITCMD – Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação: incide sobre o recebimento de heranças ou doações. 

IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores incide sobre veículos automotores. 

Municipais

ITBI – Imposto sobre Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis: cobrado pela transferência de propriedades em geral.

ISS – Imposto sobre Serviços: incide sobre empresas prestadoras de serviço de todos os portes instaladas na cidade em questão.

IPTU – Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana: incide sobre a propriedade de qualquer tipo de imóvel.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados