Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Agro Broker

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:04/12/2020 às 16:53 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é Agro Broker?

Nós chamamos de agro broker o profissional contratado para terceirizar o processo de comercialização exterior de derivativos agrícolas e pecuários, tais como soja, milho, espécies bovinas, café, entre outros.

Em geral, um broker pode atuar em diversos segmentos além desse. Sua função costuma ser sempre a mesma: realizar a intermediação do contato entre empresa e cliente, com base nas demandas do mercado em geral.

Esse tipo de profissional conecta compradores e vendedores do mundo todo por meio de seu relacionamento com as partes da cadeira produtiva - indústria, fornecedor, transportador, despachante, inspetor de qualidade, entre outros.

O broker é aquele que cria oportunidade de negócios para a empresa, pois analisa as ofertas do mercado e fica a frente de toda negociação, com autoridade suficiente para "supervisionar" todas as etapas do processo.

É ele quem determina orçamentos, organiza as documentações necessárias, tipo de frete, forma de pagamento, e assim por diante. Além disso, também é responsável pelo pós-venda, onde o contrato é realmente executado.

Como é o trabalho de um Agro Broker?

Conforme mencionamos acima, o broker faz toda intermediação necessária para que a comercialização de um produto aconteça. Ele terceiriza departamentos de comercio exterior - importação e exportação.

Sua atuação é bem simples: após receber as ordens iniciais da empresa contratante quanto aos objetivos e estimativas de lucro, o profissional lança algumas ofertas de negociação na Bolsa de Valores.

A partir daí toma conta de toda a operação, fazendo a gestão da carteira de clientes da companhia e garantindo que os negócios sejam fechados - com a máxima qualidade possível!

O agro broker, especificamente, atua em empresas do segmento agrícola e pecuário. Por se tratarem de commodities - produtos de baixo valor agregado que não sofrem processo de alteração e podem ser utilizados como matéria-prima - há certa facilidade de negociação em alguns mercados diferentes.

Mercado Balcão: a negociação é realizada de maneira direita e imediata, onde o pagamento pelo produto é realizado e recebido numa única operação. É comum que o agro broker realize operação de put - trava de baixa - ou call  - trava de alta - nesses casos.

Assim, é possível vender o derivativo agrícola a um preço previamente estabelecido, levando em consideração todas as exigências da operação que protege o valor do ativo, tais como taxas e assim por diante.

Mercado a Termoo derivativo é negociado normalmente, mas o produtor recebe antes mesmo de entregar o produto, quase como um cheque pré-datado, sabe? Claro que há uma série de exigências e garantias a ser cumpridas no contrato - trâmite de responsabilidade do agro broker. 

Mercado Futuro: funciona de maneira muito similar a modalidade anterior, onde o ativo é negociado mas a entrega do mesmo não acontece de modo imediato em relação ao pagamento. 

A diferença do mercado a termo para o mercado futuro está no momento que a negociação se encerra: enquanto o primeiro se encerra no ato da liquidação, o segundo passa pelo processo de ajuste diário.

Isso significa que um pregão, por exemplo, começa e termina no mesmo dia. Consequentemente, o agro broker pode ganhar ou perder dinheiro nas negociações todos os dias, de acordo com cada derivativo agrícola que esteja tratando.

Qual é o regime de contratação de um Agro Broker?

Ele poder ser contrato de maneira efetiva pela empresa, em regime CLT. Entretanto, é mais comum que o agro broker seja um prestador de serviço autônomo.

Isso acontece porque muitas empresas não realizam processos de comercio exterior com frequência. Sendo assim, não há vantajoso pagar mensalmente pelo serviço de uma pessoa que não irá atuar constantemente na companhia.

O agro broker é capaz de emitir notas fiscais e, também, tem seu trabalho supervisionado por sindicatos específicos de cada território nacional.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados