XP lança fundo de crédito de carbono negociado nos EUA e Europa
O novo fundo replicará os retornos do IHS Markit Global Carbon Index
A XP Inc. lançou nesta segunda-feira, 14, um fundo de crédito de carbono lastreado em mercados regulados de comercialização de créditos para redução de gases do efeito estufa.
O Trend Carbono Zero não irá investir em ações de empresas com compromissos de descarbonização, mas sim em contratos futuros de créditos de carbono negociados nos países onde esse mercado é regulado e mais líquido – atualmente os Estados Unidos e a Europa.
O fundo replicará o IHS Markit Global Carbon Index por meio de exposição a cotas em um ETF no exterior, com alocação de 75% no mercado europeu e 25% no mercado norte-americano, sendo que o fundo terá um hedge cambial para tal exposição.
Acesso e ESG
Voltado ao público em geral, o fundo terá investimento mínimo de R$ 100, e taxa de administração de 0,5%, significativamente inferior ao de produtos semelhantes disponíveis no Brasil.
Para Marta Pinheiro, diretora ESG da XP Inc., o lançamento do Trend Carbono está em linha com a visão da empresa de democratizar o acesso a investimentos ESG no país. “A XP tem liderado a agenda ESG no Brasil e conta hoje com o portfólio de produtos mais completo do mercado, muitos deles antes restritos aos investidores qualificados. Essa é mais uma novidade que trazemos aos nossos clientes, em linha com esse objetivo”.
“Nosso grande objetivo é dar aos clientes a possibilidade de investir no ativo financeiro diretamente e acessar os principais mercados nos quais são negociados esses créditos de carbono”, explica Beatriz Vergueiro, head de Produtos ESG da XP Inc..
“É um produto diferenciado e que dá a oportunidade de investidores de diferentes perfis se beneficiar da alta dos preços do crédito de carbono”, complementa Marina Cançado, head de Susteinable Wealth da XP Private.
O produto não possui taxa de performance e tem liquidez de D+5. O Trend Carbono Zero está disponível nas plataformas da XP e da Rico.