termos

ZCash

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:29/10/2021 às 15:02 - Atualizado 2 meses atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

O que é Zcash?

Zcash, outrora Zerocoin, é uma moeda digital similar ao Bitcoin, mas com melhorias relacionadas à privacidade de transação.

O Bitcoin (BTC), que é a criptomoeda mais conhecida, tem entre suas propriedades a significante transparência da rede. Qualquer pessoa, acessando a rede da moeda, pode descobrir de onde e para onde foram enviadas quantidades monetárias.

Esse procedimento, apesar de muito trabalhoso, possibilita o rastreamento dos valores contidos em cada carteira de Bitcoin e, possivelmente, até seus proprietários.

A Zcash, sob o código ZEC, vem com a ideia de eliminar a rastreabilidade da moeda, aumentando a segurança dos usuários por meio do anonimato. Ela utiliza um protocolo de verificação de informações que dispensa essa identificação.

Como e por que surgiu a Zcash?

Tendo em vista a propriedade de rastreabilidade do Bitcoin, a Zerocoin Electric Coin Company criou a Zerocoin — que foi renomeada para Zcash, posteriormente.?

O código do BTC é aberto para quem quiser copiar. Isso permite qualquer pessoa fazer uma ramificação, ou fork, da moeda, adicionando propriedades particulares e criando a sua própria.

Assim, o desafio do grupo da Zerocoin Company era o de possibilitar que uma blockchain — rede descentralizada que valida as operações financeiras das criptomoedas — ?fizesse seu trabalho sem requerer informações prévias das partes.

A solução foi adicionar ao código o protocolo zk-SNARK, que vamos explicar agora.

Como funciona o protocolo da Zcash?

Ainda parece confuso? De fato, compreender o mundo das criptomoedas pode ser um pouco complicado para os iniciantes. Vamos a uma explicação rápida de como o blockchain funciona e entenderemos, a seguir, o protocolo zk-SNARK.

Como funciona o blockchain

Um blockchain é um conjunto de computadores de alto poder de processamento. Qualquer pessoa ao redor do mundo pode fornecer esse poder computacional à rede, tornando-a descentralizada.

Essas unidades de processamento são responsáveis, entre outras funções, em informar se uma operação financeira é válida, ou seja, se um pagador realmente possui o valor em moedas que precisa para realizar um pagamento, através do seu histórico de transações.

Feita a transação, o histórico registra o débito em uma carteira, registra o acréscimo em outra e o sistema distribui essa informação para todos os outros computadores, que são chamados de nodos.

Benefícios do?zk-SNARK ao Zcash

No caso do Bitcoin, essa verificação é feita com informações fornecidas automaticamente pelo pagador e pela verificação do seu histórico, fator que impede a privacidade total do sistema.

Já no Zcash, o zk-SNARK é como um robô que dá uma “espiadinha” na carteira do pagador. Esse robô tem acesso ao histórico de transações e pode ver quanto cada carteira tem, mas não pode dizer quem é o dono.?

Ou seja, quando alguém vai receber uma quantia, pergunta-se ao robô: “o pagador tem essa quantia para pagar mesmo?”. Ele, então, responde “sim” ou “não”, sem dizer a origem do dinheiro.?

Vale dizer que essa funcionalidade pode ser ativada ou desativada conforme a vontade do usuário.

Quais as vantagens e desvantagens do Zcash?

A tecnologia do zk-SNARK é um acessório importantíssimo para pessoas preocupadas com sua privacidade.?

Como todo recurso, porém, ele pode ser usado para o bem ou para o mal. Enquanto pode ser um instrumento de defesa contra bisbilhoteiros, pode servir muito bem para criminosos.

Bem como o Bitcoin, o ZEC vem se valorizando bastante, porém com a volatilidade típica dos criptoativos. Além disso, até segunda ordem, sua popularidade será menor que a do Bitcoin.

Por fim, a moeda tem um criador conhecido: Zooko Wilcox, CEO da Zerocoin Electric Coin Company. Diferente do que acontece no Bitcoin, pois o seu criador — ou criadores — ainda está em anonimato.?

Afinal de contas, havendo uma figura pública a ser atingida, a moeda pode sofrer influências, sobretudo políticas, tornando a Zcash mais vulnerável às crises.

Sobre o autor
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre
ITBI

ITBI

O que é o ITBI? O Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) é um tributo municipal que incide, conforme determinação da própria Constituição Federal...

  CONTINUAR LENDO